São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

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a magia do marketing

Personagem de suas ações promocionais pelo mundo, Paulo Coelho usa a internet para se aproximar do leitor, vira nome de rua na Espanha e lança seu 12º romance, "O Vencedor Está Só'

Miguel Riopa/France Presse
Coelho junto a placa com seu nome em Santiago de Compostela, na Espanha

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os livros de Paulo Coelho podem até não ser tão mundialmente famosos quanto os da série "Harry Potter". Mas a figura do escritor é de longe mais notória que a de sua colega de encantamentos, a escocesa J.K. Rowling. Por quê? Simplesmente porque é quase impossível dissociar a figura do mago de sua própria obra. Coelho é personagem principal das ações de marketing que empreende mundo afora.
O corpo-a-corpo com leitores em livrarias, feito em aparições-relâmpago, tem dado lugar a encontros virtuais. Em seu blog, o escritor pediu aos fãs que postassem fotos com seus livros favoritos. Também foi na internet que promoveu um concurso para um filme colaborativo, a partir de seu romance "A Bruxa de Portobello".
Há um mês, Coelho virou nome de rua em Santiago de Compostela, fruto de sua peregrinação pelo famoso caminho da cidade. Hoje, chega às livrarias, com 200 mil cópias (e propaganda em jornais, revistas, cinemas, rádios, ônibus e internet), seu 12º romance, "O Vencedor Está Só", que se passa no Festival de Cannes -onde ele esteve em maio para leiloar um manuscrito, com direito a dancinha com a atriz Natalie Portman.


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