UOL


São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV chegou ao 'fundo do poço', diz Globo

Divulgação/SBT
AQUECIMENTO A jornalista Maria Candida e João Marcello Bôscoli (gravadora Trama) durante ensaio, na última sexta, para as transmissões do Grammy Latino, amanhã, ao vivo, às 22h, no SBT

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O mercado publicitário, que direciona 60% de suas verbas para a televisão, chegou ao "fundo do poço". Esse é o diagnóstico de Octavio Florisbal, superintendente comercial e diretor-geral interino da TV Globo, em palestra, na semana passada, no Grupo de Mídia, associação que reúne os profissionais que planejam as inserções de propaganda nos veículos.
De acordo com Florisbal, os investimentos publicitários caíram de 30% a 40%, em valores reais, de 2000 para cá. Desde aquele ano, o faturamento anual auditado da mídia está estagnado na casa dos R$ 9 bilhões. A Globo detém 77% da publicidade em TV _ou quase a metade do total da mídia brasileira, incluindo suas afiliadas.
Na palestra, Florisbal deixou implícito que este ano já está perdido. Ele acredita, no entanto, que a situação irá melhorar em 2004.
Para o dirigente da Globo, a atual situação da mídia inviabiliza a adoção da TV digital no país. Sem recursos, as emissoras só investiriam hoje em TV digital nos grandes centros, como São Paulo: "Fazer TV digital em Corumbá (MS) é um sonho", afirmou.
Florisbal não acredita em salvação via capital estrangeiro porque, diz, ninguém irá investir em um negócio sem ter controle acionário (a legislação só permite 30% de capital externo). Ele apelou ao Grupo de Mídia que resista à entrada de "bureaus de mídia" (empresas que compram espaços e revendem a anunciantes) no país.

OUTRO CANAL

Bolsa de apostas
A um mês do anunciado prazo final para a nomeação de um vice-presidente do SBT, cresce a lista de supostos candidatos à vaga. Além de Luciano Callegari (Record), viraram "vice-presidenciáveis" o jornalista Marcos Wilson (ex-SBT e CBS Telenotícias) e Guilherme Stoliar (superintendente comercial da emissora, que seria substituído nesse cargo por Antonio Athayde, ex-Band e Globo).

Pressa
Durante as transmissões de Flamengo x Corinthians, anteontem, Galvão Bueno anunciou a exibição de Colômbia x Brasil, pelas eliminatórias da Copa de 2006, no próximo domingo. Mas, segundo a própria Globo, o contrato pelos direitos dos jogos fora do Brasil não havia sido assinado até as 13h de ontem.

Cara-de-pau 1
Para "homenagear" Daiane dos Santos (e tentar "furar" o "Fantástico") o "Domingo Legal" (SBT) exibiu anteontem trechos de reportagens sobre a ginasta apresentadas em várias emissoras. Da Globo, mostrou material do "Jornal Nacional".

Cara-de-pau 2
O programa do SBT não pediu autorização das TVs. O departamento jurídico da Globo já estuda o caso (que pode render processos por apropriação de direitos autorais). A direção do "Domingo Legal" argumenta ter exibido um "clipping eletrônico" cedido pela própria Daiane, para "mostrar sua importância".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.