São Paulo, sexta-feira, 02 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Songs about Girls"

Em 3º vôo solo, will.i.am transita bem entre o rap, o house e a disco music

ADRIANA FERREIRA SILVA
EDITORA DO GUIA DA FOLHA

Will.i.am é "o" cara.
Goste-se ou não do rap de FM do Black Eyed Peas, não há como ignorar que seu líder é um dos grandes produtores do momento. Em suas mãos, estão as músicas do esperado disco novo de Michael Jackson, e por elas já passaram faixas de Justin Timberlake, Fergie, Macy Gray, Mary J. Blige, John Legend, Whitney Houston, The Game, Mariah Carey, Carlos Santana.
Isso sem contar que, graças à produção de will.i.am, Sergio Mendes se tornou o artista brasileiro que mais vendeu discos nos Estados Unidos -com o disco "Timeless".
Seu talento se deve, principalmente, a um ouvido apurado, sem preconceitos, que trafega por estilos como rap, house, r&b, electro, funk e até emo.
É mais ou menos essa a rota que will.i.am segue em seu terceiro trabalho solo, "Songs About Girls", álbum em que assume todos os vocais, cantando e rimando histórias de amor -sobre uma namorada do passado, como ele descreve na faixa de abertura, "Over"- e temas da moda, como a defesa do meio ambiente.
O disco é essencialmente dançante, com alguns momentos melhores do que outros.
Entre os mais inspirados, estão "Heartbreaker", rap com BPM (batidas por minuto) acelerado em que will.i.am faz um mea-culpa por ser um "cara que arrasa corações".
"Get Your Money" tem uma pegada disco; "Impatient" é house com produção à la Daft Punk. Em "One More Chance", ele promete "remixar a situação". Já "The Dong Song" faz a linha electroclash, com uma inusitada participação de Snoop Dogg -único convidado do disco.
As escorregadas ficam por conta de "I Got it from My Mama", equivalente a "My Humps" (hit do Black Eyed Peas), onde até os samples vocais lembram a voz de Fergie.
Uma vez é engraçado. Duas não, né? Tem até um funk carioca -will.i.am é fã declarado do Brasil e de música brasileira-, "Make it Funky", totalmente dispensável. Mas não estraga o conjunto.


SONGS ABOUT GIRLS
Artista:
will.i.am
Gravadora: Universal
Quanto: R$ 27,50, em média
Avaliação: ótimo


Texto Anterior: Capa remete a disco de 2002
Próximo Texto: Crítica/"La Radiolina": Em novo álbum, Manu Chao continua interessante, mas chega ao limite criativo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.