São Paulo, Quinta-feira, 02 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÊMIO
Steve McQueen vence o Turner


das agências internacionais

O ator e diretor inglês Steve McQueen, 30, venceu anteontem o Prêmio Turner, o mais importante prêmio de arte da Inglaterra, batendo a artista Tracey Emin, a mais cotada.
Ele ganhou 20 mil libras (cerca de R$ 60 mil) pelos filmes "Prey" e "Deadpan".
O resultado da premiação, anunciado em um jantar na Tate Gallery, provocou surpresa entre os críticos e os concorrentes.
McQueen, que vive em Amsterdã (Holanda) e Berlim (Alemanha), se disse surpreso e fez um discurso agradecendo parentes e amigos. O prêmio foi entregue a McQueen pelo arquiteto Zaha Hadid.
Tanto McQueen quanto os demais indicados "corriam por fora", diante da popularidade alcançada por Emin.
Em sua última polêmica exibição na Tate Gallery, a artista plástica expôs uma cama repleta de objetos e detritos em estado de decomposição, atraindo a atenção da mídia para os seus trabalhos.
As obras premiadas de McQueen incluem seu filme "Prey", que focaliza um gravador tocando um som dançante extraído do barulho de uma torneira. Em "Deadpan", ele recria o ator e diretor do cinema mudo Buster Keaton, em cenas que mostram o desabamento de uma casa, visto sob diferentes ângulos.
O júri, composto, entre outros, pelo diretor da Tate, Nicholas Serota, premiou McQueen por sua "poesia e clareza de visão, pela abrangência de seu trabalho, sua intensidade emocional e economia de meios".


Texto Anterior: Polêmica: Thomas contesta Ruy Castro
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Utilidade das ficções
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.