São Paulo, sábado, 02 de dezembro de 2000

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FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

O Último Magnata
Bandeirantes, 13h.
(The Last Tycoon). EUA, 1977, 123 min. Direção: Elia Kazan. Com Robert De Niro, Tony Curtis, Robert Mitchum. O romance de Scott Fitzgerald inspirado na vida e obra de Irving Thalberg, o poderoso produtor da Metro nos anos 20/30, foi adaptado por Harold Pinter e acabou sendo o último filme de Elia Kazan. A história do produtor não é, talvez, um filme kazaniano (isto é, dilacerado), exceto em alguns momentos. Mas sua intimidade com a produção de cinema o torna admirável.

Aprendiz de Feiticeiro
SBT, 14h15.
(The Hard Way). EUA, 1991, 111 min. Direção: John Badham. Com James Woods, Michael J. Fox, Annabella Sciorra. Para fazer o papel de um policial, ator convoca um tira para ensiná-lo a profissão. Problema: o tira está no meio de uma delicada missão.

Jogador Invencível
Rede TV!, 15h.
(The Gambler). EUA, 1980, 95 min. Direção: Dick Lowry. Com Kenny Rogers, Bruce Boxleitner, Christine Belfort. O cantor Kenny Rogers vai ao Velho Oeste. Uma de suas canções de sucesso é usada como fio condutor da narrativa.

O Homem do Terno Cinzento
Bandeirantes, 15h15.
(The Man in the Gray Flannel Suit). EUA, 1956, 152 min. Direção: Nunnally Johnson. Com Gregory Peck, Jennifer Jones, Fredric March, Lee J. Cobb. Executivo nova-iorquino (Peck) deve confrontar seu passado. Longo demais, pesado demais, o filme não serve à reputação de grande roteirista de Johnson. Em todo caso, é digno.

Intercâmbio de Alunos
SBT, 14h15.
(Student Exchange). EUA, 1987, 88 min. Direção: Mollie Miller. Com Viveka Davis, Todd Field. Dois jovens complexados e que se julgam desprezados decidem mudar o visual e participar de um programa de intercâmbio: ela transforma-se em uma francesa sensual, ele, em um italiano bonitão. Comédia.

Ver-te-ei no Inferno
Rede TV!, 17h.
(The Molly Maguires). EUA, 1970, 105 min. Direção: Martin Ritt. Com Sean Connery, Richard Harris, Samantha Eggar, Frank Finlay. Em 1870, na Pensilvânia, Connery lidera a organização secreta The Molly Maguires, que luta contra o patronato e as condições de vida infames a que são submetidos os proletários. Harris é um imigrante irlandês que se infiltra na sociedade, a fim de detoná-la. Ritt, um dos poucos cineastas americanos de esquerda a ter talento, leva com força essa bela trama.

Razão e Sensibilidade
Bandeirantes, 20h05.
(Sense and Sensibility). Inglaterra, 1995, 136 min. Direção: Ang Lee. Com Emma Thompson, Hugh Grant, Kate Winslet. Adaptação de romance de Jane Austen sobre a vida de uma viúva empobrecida e suas filhas. A mais velha (Thompson) é a que sacrifica seus sentimentos e tenta facilitar a vida das outras. O tema do sacrifício é frequente no cinema japonês. Como quem estava à mão era Ang Lee, chinês, os produtores embarcaram nessa. Deu num filme desigual, mas puxado por uma ficção muito forte.

Mestres do Kickboxe
Record, 22h45.
(College Kickboxers). EUA, 1991, 89 min. Direção: Eric Sherman. Com Ken Kendall Johnson, Tang Tak Wing. Jovem tenta conquistar prêmio de US$ 25 mil e comprar academia onde dá aulas de caratê. Pouco antes do torneio, é ferido por uma gangue.

Sombras de Julho
Cultura, 23h30.
Brasil, 1995. Direção: Marco Altberg. Com Ângelo Antônio, Othon Bastos, Nelson Xavier. O ponto central do filme é ser uma co-produção com a TV Cultura, num dos ensaios da emissora ao seu atual programa de vinculação entre televisão e produção cinematográfica. O filme, rodado em 16 mm, não foi lançado em cinemas e diz respeito à disputa de terras entre dois latifundiários, que inclui um assassinato e o posterior crescendo da violência. E se arrasta.

Beijos que Matam
Globo, 23h10.
(Kiss the Girls). EUA, 1997, 111 min. Direção: Gary Fleder. Com Morgan Freeman, Cary Elwes, Ashley Judd. Executivas de sucesso passam a morrer como moscas, nas mãos de um assassino serial. Freeman é um detetive que teve a sobrinha supostamente sequestrada e investiga a série de crimes, com a ajuda de uma mulher (Judd) que já escapou do criminoso e agora topa servir de isca.

Grito de Horror 6
Bandeirantes, 0h.
(Howling 6). EUA, 1991, 85 min. Direção: Hope Perelo. Com Brendan Hugnes, Antonio Fartgas, Carol Lynley. Lobisomem enfrenta o vampiro que tirou de sua família as características humanas habituais.

Emmanuelle - Um Arremesso Final
Bandeirantes, 2h.
(Emmanuelle: One Final Fling). França, 1994, 87 min. Direção: Jean-Jacques Lamore. Com Krista Allen, Reginal Cheralier. A idéia é usar a saga de Emmanuelle até o osso. Os alienígenas que apareceram em episódio anterior agora vão partir. Antes que isso aconteça, Emmanuelle propõe a seu namorado extraterrestre uma viagem turística pelos locais da Terra que ela mais aprecia.

Assassinato entre Amigos
Globo, 3h15.
(Murder between Friends). EUA, 1993. Direção: Warris Hussein. Com Timothy Busfield, Stephen Lang, Martin Kemp. Uma mulher aparece morta. Pouco antes, dois homens foram vistos saindo de sua casa, sendo que um deles é o marido da finada, e o outro, o melhor amigo dele. Suspeitíssimos do crime, um desaperta acusando o outro, e o outro acusando o um. E assim vamos.


MEMÓRIA
GNT lembra a carreira de Jessica Tandy

Produzido pela rede norte-americana Lifetime Television, o programa "Grandes Nomes" de hoje (GNT, 17h) lembra a vida e a carreira da atriz Jessica Tandy (1909-1994). Nascida em Londres, ela migrou para Nova York em 1940, fugindo da Segunda Guerra Mundial.
A atração lembra desde as primeiras experiências no teatro -a atriz pisou em um palco pela primeira vez aos 11 anos- até o estrelato tardio, com o Oscar de melhor atriz em 1989, por sua atuação em "Conduzindo Miss Daisy".



JAZZ
Multishow resgata o piano de Thelonious Monk

O programa "Os Gigantes do Jazz" de hoje (Multishow, 23h) traz imagens do pianista Thelonious Monk (1917-1982). Um dos criadores do estilo de jazz chamado bebop, Monk é compositor de clássicos como "Round Midnight", "Ruby My Dear" e "Straight No Chaser".


FILMES
O sexto sentido de Raoul Walsh

Raoul Walsh poderia encabeçar qualquer lista dos grandes pioneiros cujas virtudes são hoje pouco reconhecidas. O antigo assistente de D.W. Griffith encerrou a carreira com o faroeste "Um Clarim ao Longe" (Cinemax, 23h30), de 1964, como começou: indo direto ao ponto, sem firulas.
Fez aqui uma espécie de autocrítica discreta das relações entre brancos e índios (isto é, do extermínio dos índios nos EUA).
A declaração de uma atriz -Leslie Caron, salvo erro- ajuda a entender a fluência de seus filmes. No fim da carreira, Walsh dirigia a cena e, antes de rodar, ia beber ao lado do set. No fim, dizia: "OK, corta!". Um dia, Leslie lhe perguntou como sabia se estava OK, se não vira a cena ser rodada. "Eu escutei." Será isso a voz da experiência? (IA)


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