São Paulo, sábado, 3 de janeiro de 1998.




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ARTES PLÁSTICAS
Exposição em Boston reúne primeiros trabalhos do pintor
Mostra revela formação artística de Pablo Picasso

da enviada especial a Boston

Revolucionando as artes plásticas e criando o cubismo, Pablo Picasso tornou-se um dos principais ícones do século 20. Ainda em tempo de tentar explicar o fenomenal catalão antes da virada do milênio, o Museum of Fine Arts, em Boston, encerra amanhã uma exposição que reúne 157 obras dos primeiros anos da carreira do pintor.
A mostra "Picasso - The Early Years, 1892-1906" revela a evolução artística do pintor, desde 1892, quando, aos 11 anos, ele se matriculou em cursos de artes em La Coruña, até 1906, quando reformulou a pintura figurativa aos 25 anos, dando indícios do cubismo que criaria em seguida.
Nas telas expostas, percebe-se a evolução natural do estudante cuidadoso para o pintor modernista que formou o grupo vanguardista Els Quatre Gats, em Barcelona, em 1899.
Mesmo tendo abandonado a escola para se tornar pivô do círculo modernista, a exposição revela que, assim como qualquer jovem artista, Picasso se esforçava para reproduzir com precisão estilos de pintores consagrados.
Assim como Pierre-Auguste Renoir, Picasso pintou, em 1890, o cabaré "Moulin de la Galette", em Montmartre (França), usando cores escuras para contrastar com as luzes de fundo.
Vários exemplos de obras finalizadas naquele ano revelam influências que parecem sobrecarregar sua criatividade.
Em "Lady in Blue", ele imita a clássica obra do pintor espanhol Velásquez que viu no museu do Prado.
Ainda em 1890, ele vai a Paris e revela em "Boulevard de Clichy" influências dos impressionistas Claude Monet e Camille Pisarro.
O ano de 1901 foi extremamente fértil e agitado na vida de Picasso marcado pelo suicídio do melhor amigo, Carlos Casagemas, dando início à fase de maior maturidade na carreira do pintor.
A maturidade artística coincidiu com a liberdade financeira, que leva Picasso a se estabelecer em Paris em 1904.
Acompanhado pela amante Madeleine, ele explora a vida boêmia e fica fascinado pelos artistas que conhece no circo.
"Harlequin's Family With an Ape" é a apoteose dessa fase, que inclui ainda "Woman in a Chemise", ambos realizados em 1905.
Encerrando a exposição de Boston está o "Auto-Retrato com Palheta", de 1906. A obra é dos raros casos em que Picasso se identifica como pintor e revela suas novas tendências.
A atitude do pintor em resposta às criticas recebidas por causa de seu quadro "Retrato de Gertrude Stein" revelam que, em 1906, Picasso estava decidido a reinventar a pintura figurativa.
"Todo mundo pensa que ela (Gertrude Stein) não é nem um pouco como no retrato", disse ele na época. "Mas tudo bem, pois, no final, ela pode dar um jeito de ficar igualzinha ao retrato", concluiu.
(ADRIANE GRAU)



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