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ARTES PLÁSTICAS
Exposição em Boston reúne primeiros trabalhos do pintor
Mostra revela formação artística de Pablo Picasso
da enviada especial a Boston
Revolucionando as artes plásticas e criando o cubismo, Pablo Picasso tornou-se um dos principais
ícones do século 20. Ainda em
tempo de tentar explicar o fenomenal catalão antes da virada do
milênio, o Museum of Fine Arts,
em Boston, encerra amanhã uma
exposição que reúne 157 obras dos
primeiros anos da carreira do pintor.
A mostra "Picasso - The Early
Years, 1892-1906" revela a evolução artística do pintor, desde 1892,
quando, aos 11 anos, ele se matriculou em cursos de artes em La
Coruña, até 1906, quando reformulou a pintura figurativa aos 25
anos, dando indícios do cubismo
que criaria em seguida.
Nas telas expostas, percebe-se a
evolução natural do estudante cuidadoso para o pintor modernista
que formou o grupo vanguardista
Els Quatre Gats, em Barcelona, em
1899.
Mesmo tendo abandonado a escola para se tornar pivô do círculo
modernista, a exposição revela
que, assim como qualquer jovem
artista, Picasso se esforçava para
reproduzir com precisão estilos de
pintores consagrados.
Assim como Pierre-Auguste Renoir, Picasso pintou, em 1890, o
cabaré "Moulin de la Galette",
em Montmartre (França), usando
cores escuras para contrastar com
as luzes de fundo.
Vários exemplos de obras finalizadas naquele ano revelam influências que parecem sobrecarregar sua criatividade.
Em "Lady in Blue", ele imita a
clássica obra do pintor espanhol
Velásquez que viu no museu do
Prado.
Ainda em 1890, ele vai a Paris e
revela em "Boulevard de Clichy"
influências dos impressionistas
Claude Monet e Camille Pisarro.
O ano de 1901 foi extremamente
fértil e agitado na vida de Picasso
marcado pelo suicídio do melhor
amigo, Carlos Casagemas, dando
início à fase de maior maturidade
na carreira do pintor.
A maturidade artística coincidiu
com a liberdade financeira, que leva Picasso a se estabelecer em Paris
em 1904.
Acompanhado pela amante Madeleine, ele explora a vida boêmia e
fica fascinado pelos artistas que
conhece no circo.
"Harlequin's Family With an
Ape" é a apoteose dessa fase, que
inclui ainda "Woman in a Chemise", ambos realizados em 1905.
Encerrando a exposição de Boston está o "Auto-Retrato com Palheta", de 1906. A obra é dos raros
casos em que Picasso se identifica
como pintor e revela suas novas
tendências.
A atitude do pintor em resposta
às criticas recebidas por causa de
seu quadro "Retrato de Gertrude
Stein" revelam que, em 1906, Picasso estava decidido a reinventar
a pintura figurativa.
"Todo mundo pensa que ela
(Gertrude Stein) não é nem um
pouco como no retrato", disse ele
na época. "Mas tudo bem, pois,
no final, ela pode dar um jeito de
ficar igualzinha ao retrato", concluiu.
(ADRIANE GRAU)
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