São Paulo, sexta-feira, 03 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

O 2002 deles e o nosso Joe Strummer

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para enterrar de vez o 2002 pop, porque este sonoro 2003 parece que vai ser quente, a "Popload" dá uma conferida no olhar estrangeiro sobre o rock.
Confira como os principais veículos pop do planeta enxergaram o ano passado na música jovem.
Na lista da estilosa "The Face", revista britânica de comportamento, música e moda, o topo ficou com o jovem Mike Skinner, um inglês branquelo que grava sob o nome The Streets. Para aqueles que gostam de correr atrás de originalidade no pop, "Original Pirate Material" (sem trocadilhos) é o CD do ano, em que Skinner incorpora pop e hip hop ao já revigorante UK Garage.
The Streets fez babar também os jornalistas dance da "Muzik", revista voltada para as pistas eletrônicas, e os franceses da "Les Inrockuptibles". O álbum aparece bem nas listas do "New Musical Express" (3º) e da "Uncut" (5º).
"A Rush of Blood to the Head", do Coldplay, banda britânica que vem encantando os americanos, foi o melhor do ano para o "NME", mas não entusiasmou muito outras publicações. Para a americana "Spin", o primeiro lugar é de "White Blood Cells", da dupla Jack e Meg White, os White Stripes, lançado originalmente em 2001. Atrás, vêm Wilco e Beck.
Já para o sisudo diário britânico "The Independent", não houve muito sangue jovem no pop em 2002. O jornal escolheu entre os seus melhores discos de Tom Waits, Cornershop e os "difíceis" islandeses do Sigur Ros.
O novo rock dos australianos Vines foi bem cotado na "Face" (3º) e no "NME" (2º). O hard rock estratosfericamente pesado de "Songs for the Deaf", do Queens of the Stone Age, não atingiu o topo de nenhuma lista, mas foi bem lembrado em quase todas: "Mojo" (3º), "NME" (6º), "Spin" (8º), "Les Inrockuptibles" (9º) e "Face" (10º). Já a "Rolling Stone" soltou listas pessoais de vários de seus jornalistas. Dá para ver em www. rollingstone.com/news/ newsarticle.asp?nid=17262.

Joe Strummer
Aqueles que, como esta coluna, se sentem devastados pela morte do guitarrista Joe Strummer (1952-2002), ex-líder da fundamental banda punk The Clash, podem ler e inclusive mandar suas condolências ao site Strummer News (www.strummernews.com) e visitar a página memorial dedicada ao músico.
O site Punkcast, em sua extensão punkcast.com/140, faz elegia a Strummer postando em seu endereço um link com vídeos e fotos de uma apresentação do músico em abril, em NY, do ex-Clash com sua banda Mescaleros.

@ - lucio@uol.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Filmes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.