São Paulo, terça-feira, 03 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra traz fotos e documentos

DA REPORTAGEM LOCAL

Aos 26 anos, Orlando Silva era admitido como cantor na Rádio Nacional, com carteira profissional assinada em 1º de setembro de 1936. Vitoria Delfino, a cantora Marlene, "rainha do rádio" e "rival" de Emilinha Borba, teria seu registro assinado 11 anos depois, em 1º de dezembro de 1947.
Fotos dos documentos da contratação desses dois dos maiores nomes da era de ouro do rádio estão no livro "A Rádio Nacional - Alguns dos Momentos que Contribuíram para o Sucesso da Rádio Nacional" (editora Nova Fronteira, 272 págs., R$ 170).
A obra conta a história da emissora principalmente por meio de fotos e cópias de documentos e notícias da época. Organizado pela arquiteta Claudia Pinheiro, tem pouco texto, mas é rico em imagens. Há, por exemplo, um registro do cenário de radionovelas, uma linda casinha, que está lá até hoje, por sinal. Para que cenário em rádio? Para melhorar o efeito da sonoplastia (o bater das portas, o tilintar da campainha etc.) e criar um ambiente favorável a dar mais realismo à interpretação dos atores. Bons tempos... (LAURA MATTOS)


Texto Anterior: Livro/"Rádio Nacional - O Brasil em sintonia": Emissora foi momento jubiloso da cultura brasileira
Próximo Texto: TV: Vida de Lilian Gonçalves dá "molho" a "JK"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.