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TV PAGA
Robocop luta e Hellboy curva-se ao sistema
PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Em "Robocop - O Policial do
Futuro" (Telecine Cult, 22h), de
Paul Verhoeven, temos Murphy,
um policial "ressuscitado" graças
à ciência, que faz dele um robô
com partes humanas. A idéia é
que ele agora sirva aos propósitos
de uma empresa, a OCP.
Estamos na cidade de Detroit,
assolada por uma criminalidade
oceânica, um projeto elitista ignóbil de revitalização da cidade e
uma megacorporação que administra a polícia e um punhado de
outras coisas que antes eram da
alçada do Estado.
Uma cena que não parece herdada da ficção, pelo contrário. O
mundo, naquele ano (1987), acelerava seus passos para o neoliberalismo, uma política econômica
que, podemos dizer, entende a
história não pelo indivíduo ou
por grupos sociais, mas sim pelas
empresas e seus negócios.
E nesse ambiente tão "numérico", Murphy vai atrás de sua história, para se manter vivo como
sujeito histórico, com personalidade e memória.
Um filme de reação, ao contrário de "Hellboy" (HBO, 23h30),
de Guillermo Del Toro, obra de
aceitação desta ordem mundial
do século 21. Aqui, o herói, um
homem-demônio, já nasce esquisito e é acolhido quando bebê pelo
FBI. Sua história confunde-se, então, com sua função naquele órgão federal, que é caçar monstros
pela cidade, numa bizarra prestação de serviços nata.
Apesar de algumas escapadinhas, Hellboy mantém-se conformado à idéia de viver escondido,
com identidade desconhecida.
Uma situação horrenda -menos
porque Hellboy só existe como
parte do FBI e mais porque estamos num universo que só aceita
os diferentes se estes forem um
bocado úteis para o sistema.
Sua luta será para ser aceito
(mesmo com suas diferenças) pela história. Ao contrário de Robocop, rebelde ao sistema que batalha para permanecer parte da história. De fato, são outros os tempos do filme de Paul Verhoeven.
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