São Paulo, quinta-feira, 03 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Atlantis - O Reino Perdido    Globo, 16h. (Atlantis - The Lost Empire). EUA, 2001, 95 min. Direção: Gary Trousdale e Kirk Wise. Outra animação da dupla Trousdale/ Wise na semana, temos Milo, que pretende encontrar a cidade perdida para, sem que ele saiba, no final das contas, ajudar a salvá-la. Há desenhos ("Toy Story", "Os Incríveis") e desenhos. Este aqui está no segundo time, o da várzea, mas joga dentro da dignidade.

Sinais      Globo, 21h55. (Signs). EUA, 2002, 106 min. Direção: M. Night Shyamalan. Com Mel Gibson, Joaquin Phoenix, Abigail Breslin, Rory Culkin. Os misterioros sinais que aparecem na propriedade do pastor Mel Gibson (iguais àqueles círculos gigantescos e simétricos que a TV já nos noticiou) levam a crer que não estamos sós no universo. Mas o que isso significa para um homem de fé que, no mais, perdeu a mulher num trágico acidente e cuida de seus filhos sozinho e aquartelado em suas certezas? Ainda que o roteiro esteja longe da perfeição, possuindo certas esquisitices, é soberbo o modo como Shyamalan conduz sua história -menos pelo bom equilíbrio entre o drama, o suspense de terror, a ficção e a discussão filófica, e mais pela câmera e a mise-en-scène, que certamente saem um tanto prejudicadas no formato de tela quadrada da TV, que corta o enquadramento. A perda, contudo, é diminuta perto da experiência proporcionada pelo filme.

Marc Dacascos - O Protetor   Bandeirantes, 22h. (Instinct to Kill). EUA, 2001, 90 min. Direção: Gustavo Graef-Marino. Com Mark Dacascos, Missy Crider, Tim Abell. Depois de matar o pai, um serial killer (Abell) dispõe-se a liquidar a própria mulher. Quem pode protegê-la é o seu personal trainer, especialista em autodefesa, Marc Dacascos. Obscuro filme de ação que, justamente por essa condição, pode ser algo interessante de se dar uma passadela de olho.

Intercine Globo, 1h. O espectador têm à sua mercê o thriller "Mulher Solteira Procura" (EUA, 1992, de Barbet Schroeder, com Bridget Fonda, Jennifer Jason Leigh, Steven Weber) e o policial "Chuva Negra" (EUA, 1989, de Ridley Scott, com Michael Douglas, Andy Garcia, Ken Takakura).

Os Reis do Iê Iê Iê      Globo, 3h10. (A Hard Day's Night). EUA,1964, 87 min. Direção: Richard Lester. Com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr. Primeiro filme do grupo The Beatles, que, no resultado, é um documentário ficcionalizado (ou ficção documental, ou baseada em personagens reais). Num ritmo acelerado, de esquetes visuais de humor físico e verbal, sempre mordaz -quase um prenúncio do que o ótimo Monty Python faria mais tarde em suas obras-primas cômicas-, temos um dos mais importantes filmes sobre o fenômeno que o pop se tornou na segunda metade dos anos 50. E os Beatles, banda a se reter para a história da humanidade. (PSL)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Chegou a conta dos fogos!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.