São Paulo, terça-feira, 03 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival funciona como vitrine do cinema brasileiro

DO ENVIADO A TIRADENTES

Além de Nelson Pereira dos Santos, a 7ª Mostra de Cinema de Tiradentes homenageou também o ator Paulo César Pereio e o jornalista, ator e videomaker Marcelo Tas.
Anunciada orgulhosamente por seus realizadores como "a maior vitrine do cinema brasileiro", a mostra exibiu este ano 119 produções, em sua maioria inéditas nos cinemas: 24 longas-metragens, 42 curtas e 53 vídeos.
Cidade histórica com população de pouco mais de 5.000 habitantes, Tiradentes não dispõe de nenhuma sala de cinema.
Durante a mostra, os filmes são exibidos no Cine-Tenda e no Cine-Praça (ao ar livre), montados especialmente para o evento. A projeção é excelente e o ingresso é gratuito para todas as sessões. Calcula-se em 40 mil pessoas o público da 7ª Mostra, encerrada no último sábado.
Este ano, além das sessões de cinema e dos debates (organizados em torno do tema "Modos Narrativos do Cinema Brasileiro"), foram ministradas 13 oficinas, abarcando roteiro, direção, interpretação e outros ramos da atividade audiovisual.

Zé do Caixão
Entre os cineastas presentes à mostra estavam Carlos Reichenbach, Paulo César Saraceni, Silvio Tendler, Maurice Capovilla, Sylvio Back, Hugo Carvana, Luiz Carlos Lacerda e José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que apresentou seu novo curta, "Fim", e causou furor com uma performance no Cine-Tenda.
Como parte da homenagem a Nelson Pereira dos Santos, foram exibidos três de seus longas: "Vidas Secas", "Azyllo Muito Louco" e "O Amuleto de Ogum".
Outro homenageado, Marcelo Tas, teve alguns de seus principais trabalhos na TV exibidos numa grade especial da programação de vídeo.
E Paulo César Pereio acompanhou a exibição do último filme que protagonizou, "Harmada", de Maurice Capovilla, pelo qual ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília.
(JGC)


Texto Anterior: Televisão - Daniel Castro: "Dona" de novela da Record vai vender jóia
Próximo Texto: Próximo tema é Guerra do Paraguai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.