São Paulo, terça-feira, 03 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA REDE

O rei da piada

Antonio Tabet, criador do site de humor Kibe Loco, fala sobre seu sucesso, que o levou à Rede Globo, e seus planos de expansão

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
EDITOR DO FOLHATEEN

Se você já topou (e quem não?) com alguma das gracinhas que viraram moda na internet brasileira -tipo a "Dança do Quadrado", a série de placas com erros de português ou o vídeo do William Bonner imitando o Clodovil-, certamente já ouviu falar do Kibe Loco.
O site comandado pelo publicitário carioca Antonio Tabet, 34, é um dos maiores fenômenos do humor nacional na web.
Recebe em média 300 mil visitantes únicos por dia, já venceu cinco prêmios de melhor blog ou melhor blog de humor -o último deles neste mês, o do Best Blogs Brazil, na votação popular e na do júri- e se tornou tão bem-sucedido que rendeu convites para seu criador trabalhar na Rede Globo (o que ele aceitou, em 2005, indo para o "Caldeirão do Huck") e se candidatar a vereador (o que ele recusou, quatro vezes).
A fama transformou o hobby em ganha-pão. "Hoje eu já ganho mais com o site do que no meu trabalho na TV Globo", diz Tabet, por telefone. O lucro do KibeLoco.com.br vem da publicidade e do contrato com o Globo.com, onde está hospedado.
"Mas não o encaro como uma fonte de renda. Um dos segredos do sucesso do site é tratá-lo com amadorismo. Não tenho regras, não separo um horário para postar, não tenho definido quantas vezes escrevo por dia."
O "amadorismo", no entanto, está de mudança -Tabet já procura um escritório para alugar (hoje, ele cuida do site em casa, sozinho) e diz que pretende contratar redatores e produtores para ajudá-lo no trabalho.
Será a terceira encarnação do que começou como uma coluna de humor em um jornal de alunos da UFRJ, por volta de 1996. O nome Kibe Loco surgiu devido à ascendência libanesa de Tabet e porque "a coluna era escrita em portunhol".
Depois, quando trabalhava em um banco de investimentos, o publicitário passou a usar o e-mail como veículo para as piadas e brincadeiras com os amigos. Temendo o monitoramento da empresa sobre as mensagens, Tabet criou o blog em 2002 e espalhou o endereço para sete amigos. Os sete viraram 70 e por aí foi a audiência.

Apoio dos internautas
O humor do Kibe Loco é bastante calcado na ironia em cima do noticiário, nas piadas com celebridades (Ronaldo, Preta Gil e Dado Dolabella são vítimas regulares) e na interação com seus frequentadores.
Brincadeiras como o "La Votación" -em que Tabet conclama os internautas a mudarem os placares de votações de programas de TV, sites etc.- e o troféu Kibe de Ouro (que elege os piores do ano em diversas categorias) mostram a força da participação dos leitores, que também enviam vídeos, imagens e bizarrices que encontram na rede ou fora dela.
O aumento da popularidade do site foi acompanhado, no entanto, pela formação de um ativo grupo de detratores -espalhados por blogs, comunidades de redes sociais etc.- que acusa Tabet de não cumprir uma regra básica da etiqueta blogueira: sempre citar e colocar links para as fontes de onde se tira material republicado.
Tabet, que tem diversos posts com créditos para leitores ou outros sites, nega ser plagiador. "Como o site conta com muito conteúdo colaborativo, às vezes um leitor pega uma montagem de outro site, apaga o crédito e me manda. Mas eu corrijo isso assim que fico sabendo. Em seis anos, isso só aconteceu três vezes."

CRIANDO QUADRINHOS
Se você tem grandes ideias, mas habilidade zero para desenhar, o site Pixton (pixton.com/br) vai ajudá-lo a liberar seu lado de quadrinista frustrado. Ele permite escolher cenários, criar personagens e montar uma HQ completa.

CRIANDO ANIMAÇÕES
Uma ideia semelhante a do Pixton, mas para os desenhos animados, é a do site Xtranormal (www.xtranormal.com). Ele dá ao internauta as ferramentas para criar, de modo didático, uma história em animação, com cenário, personagens e diálogos. O site tem como línguas o inglês e o francês.

CRIANDO SUPER-HERÓIS
Por fim, uma variação do mesmo tema está no site infantil da editora Marvel (marvelkids.marvel.com/create-your-own-superhero). Aqui, o internauta usa os tipos físicos de heróis clássicos e os remodela a seu gosto.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: O mouse que ri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.