São Paulo, Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO
O ESPIÃO TRAPALHÃO
Bandeirantes, 13h. (Hopscotch). EUA, 1980, 104 min. Direção: Ronald Neame. Com Walter Matthau, Ned Beatty, Glenda Jackson. Agente da CIA aposenta-se quando é removido para funções burocráticas. Daí por diante ele passa a conspirar, sabotando igualmente o pessoal da CIA e seus rivais da KGB soviética. Sátira de espionagem simpática e valorizada pelo elenco.

A BOLHA ASSASSINA SBT, 13h50. (The Blob). EUA, 1988, 92 min. Direção: Chuck Russell. Com Kevin Dillon, Candy Clark. O primeiro "The Blob", de 1958, é uma ficção científica cultuada em certos círculos. A segunda versão retoma a história da bolha gosmenta que vem do espaço e assola uma cidadezinha. Agora, a produção tem mais recursos.

OS TRAPALHÕES NA TERRA DOS MONSTROS
Globo, 15h55. Brasil, 1989, 91 min. Direção: Flávio Migliaccio. Com Os Trapalhões, Angélica, Gugu Liberato. Último filme com a participação dos quatro Trapalhões (Aragão, Dedé, Mussum, Zacarias). Eles viajam a uma terra cheia de seres estranhos, em busca da filha de um pai autoritário, que havia fugido. Como sempre com o conjunto, um roteiro extremamente convencional não favorece a eclosão expontânea de humor, característica de Renato Aragão, sobretudo. Filme bem contrafeito.

INTERCINE 1
Globo, 23h55. "A Sombra da Justiça" (1992, de John David Coles, com Christine Lahti, TerryO'Quinn) e "O Rei da Comédia" (1983, de Martin Scorsese, com Robert De Niro, Jerry Lewis) disputam a exibição.

INTERCINE 2
Globo, 1h55. Os candidatos à exibição na segunda sessão são "Rota Suicida" (1977, de Clint Eastwood, com Clint Eastwood, Sondra Locke) e "A Casa dos Anjos" (Suécia/Noruega, 1992, de Colin Nutley, com Helena Bergstrom, Rikard Wolff).

RICAS E AMBICIOSAS
Bandeirantes, 1h50. (Silk'n Sabotage). EUA, 1993, 73 min. Direção: Joe Cauley. Com Julie Skiru, Stephanie Champlin, Cherilyn Shea. Três garotas usam seus dotes eróticos para chegar ao sucesso. A clássica história das garotas em busca de sucesso, aqui em chave safada (em mais de um sentido).

TV PAGA
Clint e a segunda chance

da Redação

A segunda chance é uma tradição tão forte no cinema norte-americano que nos recusamos a confundi-la com clichê. Um homem falha, passa o diabo, mas ganha por fim o direito de redimir-se.
Essa história, de tantos carnavais, é, em síntese, a de "Na Linha de Fogo" (HBO, 10h, com reprise às 16h na HBO 2), e deve-se à eficácia do diretor Wolfgang Peterson e a um roteiro que cria um divertimento de primeira categoria.
E há Clint Eastwood no papel central. Seu carisma hoje é tão grande que ele às vezes é tido como autor do filme. Não, seus filmes são mais sérios. Mas o senso de dever e a moralidade estrita que ele transmite são componentes, também, de seus filmes. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Não é de se admirar o estado de conflito
Próximo Texto: Arte brasileira vai à Espanha para tentar escapar da crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.