São Paulo, sexta-feira, 03 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA "QUERO SER JOHN MALKOVICH"
Querendo entrevistar Spike Jonze

da Redação

Quem é Spike Jonze? Por que ele fez um filme como "Quero Ser John Malkovich"? E como? Imbuído dessas e outras perguntas instigantes, o repórter foi à luta. Tentou entrevistar o diretor.
Em tempos globalizados, é imperativo explicar ao leitor o que é tentar entrevistar um diretor de um filme de um grande estúdio indicado ao Oscar. Não adianta correr atrás do sujeito, descobrir o telefone de sua casa, "sentar o popozão" diante de seu escritório por 60 horas seguidas.
Deve-se entrar em contato com a distribuidora do filme aqui no Brasil e/ou no país de origem, fazer o pedido e esperar. Às vezes, o sujeito recebe ao vivo, no que se chama "junket", em que cinco jornalistas (geralmente divididos por "raça", ou seja, latinos com latinos, norte-americanos com norte-americanos, franceses que falam "ze ziréctor" com franceses etc.) têm direito a meia hora.
Às vezes, e foi esse o caso agora, concede um "phonner", ou uma entrevista por telefone, com hora marcada para começo e fim.
No dia e horário combinado, lá estava o repórter, com fita no gravador, caneta na mão e muitas perguntas na cabeça. Jonze não ligou. Não escreveu. Não deu satisfação. A assessora pediu mil perdões, disse que mr. Jonze não conseguira completar a ligação, "you know, Brazil", risinhos...
Pois bem. Ele ficou sem responder: por que escolher justo o coitado do John Malkovich? (Para a imprensa estrangeira, falou que acha o ator exótico, que só podia ser ele o personagem "invadido".)
Como ele conseguiu deixar a Cameron Diaz tão feia, com cabelo desgrenhado, roupas horríveis e sem um pingo de sangue nas veias? (Meio blasé demais, já declarou que, na visão dele, a atriz continuava linda.)
Como ele não viu que a atriz Catherine Keener, que concorre a Oscar de coadjuvante e está realmente ótima no filme, tinha um dos dentes da frente escurecido? Não dava para ela ter colocado uma jaqueta para filmar? (Essa ficou sem resposta mundial.)
Tinha mais. Qual a diferença entre dirigir clipes -ele fez, entre outros, "Praise You"/Fatboy Slim, "Sabotage"/Beastie Boys e "It"s Oh! So Quiet"/Björk- e longas? Do que trata "Human Nature", a próxima dobradinha dele com o roteirista Charle Kaufman?
Por que, entre todos os nomes do mundo, ele mudou o seu de Adam Spiegel para Spike Jonze? Por que aceitou trabalhar como ator em "Três Reis", atualmente em cartaz em SP? Por que se casou com a Sofia Coppola? Por que ela tem uma bocona daquele tamanho? Por que ele é ou se faz de tão esquisito? (Seria a hora em que engasgaria, dizem que é tímido, e talvez terminasse a entrevista.)
(SÉRGIO DÁVILA)


Avaliação:     


Filme: Quero Ser John Malkovich Título original: Being John Malkovich Produção: EUA, 1999 Direção: Spike Jonze Com: John Cusack, Cameron Diaz, Catherine Keener e John Malkovich Quando: a partir de hoje, no Espaço Unibanco 1, SP Market 5 e circuito


Texto Anterior: O melhor filme do ano - Parte 2
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.