São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Crítica/"Odd Blood"

Banda Yeasayer combina africanismo e pop

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Em fevereiro de 2008, a capa da Ilustrada trazia o título "O Rock vai à África", reportagem sobre como ritmos africanos influenciavam bandas roqueiras. As duas destacadas no texto eram as então novatas americanas Vampire Weekend e Yeasayer.
À época, em início de carreira, os grupos eram tratados como pequenas novidades no universo das guitarras. Hoje tornaram-se dois dos nomes mais celebrados do pop.
Há pouco o Vampire Weekend lançou "Contra", um segundo disco muito bem recebido tanto pelos críticos ("New Musical Express", "Pitchfork", "Spin", "LA Times") como pelo público (o álbum estreou no topo da parada da "Billboard"). Agora é a vez do segundo disco do Yeasayer ganhar vida. E "Odd Blood" segue trajetória semelhante à de seu "primo".
Os elogios estão aparecendo em várias publicações ("Guardian", "Spin", "Rolling Stone"), que apontam uma certa direção mais pop em relação ao disco de estreia do grupo, "All Hour Cymbals" (2007). As influências africanas (em linhas de guitarra; no formato de alguns vocais) ainda são encontradas, há bastante percussão, faixas com mudanças de andamento, mas as músicas procuram refrãos fortes, são desenhadas com belos contornos dançantes.
A primeira faixa, "The Children", com vocais distorcidos, é a que mais se parece com o antigo Yeasayer -não à toa; o vocalista e tecladista Chris Keating disse que escolheu "The Children" para abrir o álbum como uma "despedida" de "All Hour Cymbals".
Os dois primeiros singles, "Ambling Alp" e "ONE", ainda que mostrem uma banda um pouco mais "convencional", trazem um clima alegre e simpático, meio tribal, que conserva certa complexidade. "Madder Red" é uma quase-balada de tom épico e elegante.
Bem produzido, ousado mas sem tantos experimentalismos como seu antecessor, "Odd Blood" pode ser o disco que tira o Yeasayer de palcos indies e o leva para locais maiores -e já está tirando. A banda está escalada para festivais como Primavera (Espanha) e Fuji (Japão)


ODD BLOOD

Artista: Yeasayer
Lançamento: Secretly Canadian
Quanto: R$ 20, importado (sem taxas; www.amazon.com)
Avaliação: bom




Texto Anterior: Música: Tetine aposenta o "batidão" e volta às origens electro
Próximo Texto: Conexão Pop: De Lady Gaga a "Alice"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.