São Paulo, Quarta-feira, 03 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Pintor investe no ambíguo
Sarmento exibe corpo aos pedaços

CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

A produção do artista plástico português Julião Sarmento possui algumas características marcantes: a figuração, a monocromia, o apego ao corpo feminino, a representação de cenas marcadas de um violento erotismo.
Mas, curiosamente, por mais constantes que sejam, essas características, em vez de esclarecer o espectador, o confundem, como prova sua recente produção, em exibição a partir de hoje na galeria Camargo Vilaça.
São fragmentos de mulheres, geralmente atadas e em posições por vezes antinaturalistas e parcialmente resolvidas.
Em uma delas, por exemplo, comparecem apenas mãos e pés, suspensos no alto da tela, como que sugerindo algo que não se vê no extracampo. Resta a dúvida se é o sofrimento ou o prazer que impera e a certeza de que os dois campos deliberadamente se confundem.
"Interessa-me trabalhar com o sentido da ambiguidade, no título, nas imagens, na interpretação. Nunca quis fazer um quadro totalmente explícito. Quero jogar no eixo da verdade e da mentira", disse o artista, que participou da Bienal de Veneza em 1997 e de duas Documentas (1982 e 1987).
Seus braços, pés e torsos ganham ainda mais incertezas no processo de criação do artista, que insiste em manter as manchas e rabiscos adquiridos no processo de criação do trabalho. "Quero mostrar toda a incerteza do quadro", disse.

Mostra: individual de Julião Sarmento (pinturas sobre óleo e sobre papel em dimensões variáveis) Onde: galeria Camargo Vilaça (r. Fradique Coutinho, 1.500, Vila Madalena, tel. 011/ 210-7066) Vernissage: hoje, às 20h Quando: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 14h
Quanto: de US$ 6.000 a US$ 46 mil



Texto Anterior: Netvox - Maria Ercilia: E-mail esquecido carrega histórias de Ercilias
Próximo Texto: Alex Cerveny propõe seu novo mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.