UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACERVO

Reportagens publicadas entre 1921 e 1999 estão disponíveis na internet

Site traz textos históricos da Folha

DA REDAÇÃO

Cerca de mil textos jornalísticos, publicados de 1921 a 1999 nas páginas de diários editados pelo Grupo Folha -"Folha da Noite", "Folha da Manhã", "Folha da Tarde" e Folha de S.Paulo-, estão disponíveis para leitura e pesquisa na internet.
A página Acervo On Line, do novo site do Banco de Dados (bd.folha.com.br), dá acesso aos índices dos textos históricos -organizados por editorias e divididos por décadas. Já estão no ar as editorias Mundo, Esporte e Ilustrada. Em breve, a lista incluirá Brasil, Cotidiano, Dinheiro e Ciência.
Em complemento aos textos históricos, estão cronologias temáticas de referência que contextualizam os períodos abrangidos.
Notícias como a inauguração do arranha-céu Empire State, em Nova York (1931), o lançamento da primeira bomba atômica, em Hiroshima (1945), e a morte de Che Guevara, na Bolívia (1967), foram transcritas com a grafia original, tal como publicadas.
Também são registradas notas pitorescas, como uma convocação publicada na "Folha da Noite" para que os jogadores do Corinthians se apresentassem em um treino, de 1925, ou os comentários sobre o impacto do "cinematographo fallante" entre "assistentes" (espectadores), habituados ao cinema mudo, de 1928.
O site do Banco de Dados Folha agregará semanalmente novos textos às páginas do Acervo On Line, cujo conteúdo também é veiculado no canal Almanaque do portal Folha Online (www.folha.com.br) -onde textos de conteúdo histórico sobre moda, música e artigos do suplemento cultural "Folhetim" (1977-1989) também estão no ar.
A página Autores do Almanaque traz artigos selecionados de colaboradores como Rubem Braga, Florestan Fernandes, Sérgio Buarque de Holanda e Alfredo Bosi, entre outros.
O internauta encontra também galerias de imagens digitalizadas do acervo fotográfico da Folha, com temas que vão de futebol -como a inauguração do Maracanã- a cenas de ruas da cidade de São Paulo da década de 1950.
O Banco de Dados Folha é responsável pela conservação dos acervos físico e digital do Grupo Folha, dá suporte aos jornalistas na produção diária de notícias e atende a estudantes, pesquisadores e empresas na realização de pesquisas e dossiês.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Banco de Dados busca edições da "Folha da Noite"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.