|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Zoomp leva
arte e literatura
a catálogo
DANIELA ROCHA
da Reportagem Local
"Alice no País das Maravilhas"
saiu das ilustrações e das páginas
do livro mais consagrado do escritor inglês Lewis Carroll (1832-98) e
ganhou uma versão multifacetada
com a cara dos anos 90 no catálogo
de inverno da Zoomp.
Além do catálogo convencional,
a marca investiu cerca de R$ 350
mil para fazer um catálogo-livro
com tiragem de 5.000 exemplares,
que tem fotos da coleção integrados a obras de 18 artistas brasileiros, incluindo uma seleção de textos que remetem ao tema de "Alice no País das Maravilhas".
O trabalho, que tem a criação artística assinada por Rico Lins, 41,
tinha o objetivo de tirar a moda do
circuito do estilista e lançá-la como manifestação cultural.
"A moda é um termômetro do
momento, que vai além do estilo
caras e bocas. Equilibramos o
mundo da moda e a colaboração
dos artistas, sem a pretensão de fazer um livro de arte, mas mostrando que moda e cultura caminham
juntas", afirmou Lins.
Esse foi o primeiro passo da
Zoomp em integrar linguagens diferentes. O próximo, segundo o diretor comercial da marca, Renato
Kherlakian, 47, é atingir novas mídias. "Devemos lançar no final de
maio um programa inusitado na
rádio Eldorado FM, que terá coordenação do engenheiro de som e
produtor Suba Mittar", disse.
Foi o DJ Suba Mittar que fez a trilha do desfile da Zoomp no último
Morumbi Fashion Brasil, considerada a melhor do evento. No futuro, a Zoomp se transformará também em programa na MTV, segundo Kherlakian.
O próximo catálogo deve ter
som. "O catálogo deve ter a cada
página um som. É a amarração da
imagem, da fantasia e do som,
sempre com vanguardismo."
O catálogo-livro da coleção inverno 97 é uma pequena amostra
da ampliação dos horizontes da
moda. O maior risco, segundo
Kherlakian, era de o tema ser muito relacionado ao universo infantil. "Conseguimos no livro uma
amarração perfeita, com cuidado
de cada detalhe, em que cada texto, foto e obra de arte remetessem
à Alice com a modernidade da mulher de final de século, com o requinte e a sedução que a personagem concentra." Entre os colaboradores estão a artista plástica Vic
Meirelles, a cenógrafa Daniela
Thomas e a fotógrafa Nan Goldin.
A edição de textos do livro foi feito por Carlos Nader, 33, editor e
videomaker. Entraram textos de
Lewis Carroll, Augusto de Campos, Antonio Cícero, Lenora de
Barros, entre outros. "Procurei
sempre uma edição associativa,
mais do que ilustrativa", afirmou.
O que inspirou o tema "Alice no
País das Maravilhas" foi a criação
da coleção de inverno. Nas roupas
existe muita referência à literatura
de Carroll, sapatos tipo boneca,
saias na altura do joelho, casacos
que lembram a casaca do coelho
das ilustrações do livro.
Os tons vieram das cores dos jardins. Verde, vermelho, marrom e
violáceos lideram, enquanto as
texturas fazem um mix de tecidos
leves e transparentes em contraste
com outros mais pesados, como
couro, veludo e lã.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|