São Paulo, quarta-feira, 03 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Voando para o Alasca
Record, 14h40.  

(Higher Ground). EUA, 1988, 95 min. Direção: Robert Day. Com John Denver. Piloto (Denver) investiga a morte de seu sócio em companhia de aviação que operava no Alasca.

Evolução
Globo, 15h30.  

(Evolution). EUA, 2001, 102 min. Direção: Ivan Reitman. Com Michael Bower. Cientista lidera grupo que tenta descobrir que fim vamos dar aos organismos que chegaram à Terra com um meteoro que caiu no Novo México. Já os organismos sabem mais ou menos o que fazer: adaptam-se rapidamente ao novo ambiente, multiplicam-se, evoluem. Enfim, são um perigo.

Intriga Mortal
SBT, 1h45.    

(Poodle Springs). EUA, 1998, 100 min. Direção: Bob Rafelson. Com James Caan, Dina Meyer, David Keith. Telefilme, sim, mas não standard. Além de um diretor de prestígio, o filme tem um roteirista de prestígio (Tom Stoppard) e narra uma história de Philip Marlowe, o detetive criado por Raymond Chandler. Aqui, casado com a filha de um milionário, ele se verá às voltas com o mistério que envolve, entre outros crápulas, o milionário em pessoa. Quem interpreta Marlowe é James Caan, ator de pouco prestígio, mas muitas virtudes.

Intercine
Globo, 1h50.

O público pode optar entre a comédia "A Verdadeira História de Martin e Lewis" (2002, de John Gray, com Sean Hayes, Jeremy Northam) e a aventura "Lima -Quebrando o Silêncio" (1998, de Menahem Golan, com Joe Lara, Billy Drago), ambos inéditos.

Psicopata Americano
Globo, 3h30.    

(American Psycho). EUA, 2000, 97 min. Direção: Mary Harron. Com Christian Bale, Willem Dafoe. A vida de um yuppie de Wall Street, nos anos 80, seus hábitos extravagantes, machismo empedernido e progressiva tendência à loucura. Partindo do livro de Bret Easton Ellis, limando algumas bizarrices e avançando (cinematograficamente) para outras coisas, como um retrato pertinente da vacuidade existencial humana, vale ser visto. E, de quebra, um Bale em estado de graça, barrado pela dublagem.

Minhas Férias na África
SBT, 4h.  

(Going Bananas). EUA, 1987, 93 min. Direção: Boaz Davidson. Com Dom DeLuise, Jimmie Walker, Herbert Lom. O macaco Bonzo atravessa a África fugindo de um dono de circo que tem em relação a ele as piores intenções. Dois norte-americanos ajudam o primata. Mas não o diretor. (INÁCIO ARAUJO E PSL)

TV PAGA

O medo é nosso porto seguro

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O grande lance da montanha-russa é que experimentamos, sem o menor risco, algo próximo da morte, com aqueles declives e curvas ameaçando jogar o carrinho para fora dos trilhos. Um perigo seguro e que muito lembra a experiência do cinema, onde se assiste na proteção da poltrona às aventuras e desgraças dos personagens.
Steven Spielberg, grande nome dessa cinematografia que honra a idéia de parque de diversão, reverte o prazer em pesadelo em "Jurassic Park" (TC Action, 22h), em que os dinossauros arrebentam as grades do parque e partem para cima dos cientistas que juravam ter o controle de seus "brinquedos". Curioso é que Spielberg tanto cutuca quanto preserva esse voyeurismo "covarde" da platéia, pois ela continuará segura, do lado de cá, fora da tela.


Texto Anterior: José Simão: Denúncia! Bolinha assalta a geladeira!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.