São Paulo, quinta-feira, 03 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Arca de Norman
SBT, 14h30.
  
(Noah). EUA, 1998. Direção: Ken Kwapis. Com Tony Danza, Wallace Shawn. Construtor pouco honesto mete-se em estranha empreitada quando, ao saber que ganhara a concorrência para construir um condomínio, recebe a incumbência adicional de construir uma arca, pois uma grande chuvarada estaria prevista para dali a poucos dias.

Convenção das Bruxas
Globo, 15h40.
   
(The Witches). Inglaterra, 1989, 91 min. Direção: Nicolas Roeg. Com Anjelica Huston, Mai Zetterling. Por acaso, menino desembarca em local onde se realiza uma convenção de bruxas que promete ser uma ameaça às crianças de todo o mundo. O garoto lutará contra os desígnios da chefe das bruxas.

O 13º Guerreiro
SBT, 22h30.
 
(The 13th Warrior). EUA, 1999, 102 min. Direção: John McTierney. Com Antonio Banderas, Diane Venora. Poeta árabe do século 10 (Banderas) é desterrado ao se apaixonar por uma mulher casada. Acaba no norte da Europa, entre os vikings, tendo de ajudá-los a combater um terrível inimigo. Grande produção, má fama idem.

Na Contramão
Record, 22h30.
 
(Malevolent). EUA, 2001, 95 min. Direção: John Terlesky. Com Lou Diamond Philips, Kari Wuhrer. Doente mental arma contra o detetive Jack Lucas, de tal modo que ele se torna suspeito de uma série de assassinatos.

Intercine
Globo, 1h35.

Para quinta, o espectador-eleitor pode escolher entre "Tempo Esgotado" (1995, de John Badham, com Johnny Depp, Christopher Walken) e "Rei por Acaso" (1991, de David S. Ward, com John Goodman, Peter O'Toole).

Vírus em Fuga
SBT, 2h10.
 
(Runaway Virus). EUA, 1999, 95 min. Direção: Jeff Bleckner. Com Paige Turco, Jason Beghe. Cientistas tentam controlar e combater vírus letal. Feito para TV.

Atraídos pelo Destino
Globo, 3h15.
  
(It Could Happen to You). EUA, 1994, 101 min. Direção: Andrew Bergman. Com Nicolas Cage, Bridget Fonda, Rosie Perez. Policial do bem (Cage), desprezado pela mulher (Perez), faz amizade com simpática garçonete (Fonda), na pior, e lhe promete metade do prêmio, caso ganhe na loteria. Ele efetivamente ganha. Um tanto à Frank Capra. Atenção ao elenco.

Truman
SBT, 3h50.
   
(Truman). EUA, 1995, 130 min. Direção: Frank Pierson. Com Gary Sinise, Diana Scarwid. Biografia (feita para TV a cabo) do homem que, tendo substituído Frank Roosevelt, por morte, na Presidência dos EUA, durante a Segunda Guerra, acabou responsável, entre outros, por detonar as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Vale ao menos uma espiada, pois Pierson é artesão eficaz. Só para São Paulo. (IA)

Catolicismo de Buñuel

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A crueldade é um elo bem evidente entre o cinema de Luis Buñuel e o de Hitchcock. Eram gênios diferentes em tudo o que é superficial: Hitchcock era racional e ordeiro, por exemplo, enquanto Buñuel era um surrealista em estado insurrecional permanente.
O que a visão de "Os Olvidados" (TV5, 21h25) torna claro é o quanto havia de semelhança entre ambos. Buñuel ia revirar no túmulo se ouvisse isso (felizmente era surdo; por isso, castigava os cegos), mas o catolicismo é algo que os aproxima tanto quanto o gosto por atmosferas insólitas.
Aqui, como se sabe, Buñuel segue um grupo de garotos de periferia, no México. Genericamente, um drama social.
Mas o que importa são os detalhes de cada situação e/ou personagem. É por aí que a coisa pira.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Socorro! O Serra comprou fortificante sexual!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.