São Paulo, quinta, 3 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Cia. do Latão leva pesquisa de volta à Arena

DANIELA ROCHA
da Reportagem Local

O Teatro de Arena retoma atividades de pesquisa teatral com o projeto da Cia. do Latão, coordenado pelo diretor teatral Sérgio de Carvalho, 30, de "Ensaio para Danton".
A leitura dramatizada de "Santa Joana dos Matadouros" hoje, às 20h, vai dar a partida para a série de eventos -de shows a ensaios abertos e lançamentos de publicações- que o grupo planeja fazer até julho do ano que vem.
Hoje, após a leitura, o tradutor e ensaísta Roberto Schwarz (que traduziu "Santa Joana") falará sobre "A Atualidade de Brecht".
Todas as atividades partirão da dramaturgia de Bertolt Brecht. "Fazer Brecht bem é fazer Brecht brasileiro. Usamos os princípios teóricos de Brecht para fazer uma dramaturgia brasileira", disse Sérgio de Carvalho.
Um dos pontos altos será a encenação no final deste mês de "A Compra do Latão" -texto que batizou a companhia.
Originalmente escrito em forma de diálogos, a encenação abandonará esse formato e terá o texto modificado, com elementos de "Hamlet", de Shakespeare. Será um espetáculo-experimento que a companhia batizou de "Ensaio sobre o Latão".
"Vamos começar as atividades no Arena com 'Santa Joana dos Matadouros' porque esse texto mostra o tratamento clássico, a linguagem poética que Brecht usou para um tema tão mundano, que é a situação dos matadouros e a decadência da 'missionária evangélica' Joana."
No próximo dia 8, haverá uma palestra com José Antonio Pasta Jr., autor do livro "Trabalho de Brecht". Na mesma noite, será lançado o número zero da revista "Vintém", edição sobre Brecht.
Tudo o que a Cia. do Latão vai mostrar será "dramaturgia em progresso". Isso significa que "Ensaio sobre o Latão", por exemplo, tem não apenas o texto, mas também transformações no formato desenvolvidas pelos "núcleos". Há o núcleo de direção, o de música, o de iluminação, o corporal e o de dramaturgia. "Nesse processo, os atores e a música são principais geradores da dramaturgia", disse Carvalho.

Leitura: Santa Joana dos Matadouros Autor: Bertolt Brecht Quando: hoje, às 20h, seguida de palestra Onde: Teatro de Arena (r. Teodoro Baima, 94, região central) Quanto: grátis


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.