|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Blogs em conserva
Textos "efêmeros" para internet ganham sobrevida em primeira coletânea do gênero no país
CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL
Nascidos com a vocação da vida
breve, os textos feitos para blogs
estão encontrando aos poucos
um dos formatos de comunicação
mais antigos criados pelo homem, o livro.
O primeiro grande exemplo
brasileiro disso será "postado"
nas livrarias nesta segunda-feira.
"Wunderblogs.com", volume
com a qual a editora Barracuda se
lança no oceano editorial, reúne textos publicados em
11 blogs hospedados no portal que
dá nome ao livro.
Em mais de 300 páginas, o livro
aglutina desde divagações de páginas e páginas sobre filosofia medieval até seqüências como:
"O CARA PAROU DE MARTELAR! por Daniel Pellizzari (10/
09/2002 - 16h31).
O CARA VOLTOU A MARTELAR! por Daniel Pellizzari (10/
09/2002 - 16h39)
Nos dos últimos posts, toda a condição humana. por Daniel Pellizzari (10/09/2002 - 16h42)".
A série de três breves posts -ao
leigo, "post" é o nome que se dá a
cada texto "publicado" em um
blog, acompanhado da data e do
horário em que foi jogado na rede- exemplifica características
freqüentes dos escritos do "Bloguistão": polaroids do cotidiano,
insights, insultos ou piadas.
O senso de humor é, na opinião
dos usuários do Wunderblogs.com, o vínculo mais forte
entre eles. Entrevistados por e-mail pela Folha (respondendo a
um mesmo questionário, que pode ser visto na Folha Online), quase todos citaram o mesmo diapasão cômico como seu maior link.
Outra ligação entre eles, com a
qual os próprios "wunderboys"
fazem piada, é um conservadorismo raro na jovem intelectualidade brasileira. "Conservador" é algo que eu
seria de bom grado, se ainda houvesse algo para ser conservado",
afirma Marcelo De Polli, idealizador e "chefe" do portal e titular do
blog Aqua Permanens.
Outro tipo de "conservadorismo", o de textos efêmeros, também causa polêmica. Na própria
apresentação do livro, o veterano
escritor e jornalista Ivan Lessa
provoca: "Blog tem que ser espontâneo e passado de boca em
boca. Não vale tacar bandeirinha
nele ou anunciar em outros veículos de comunicação (...). Este livro
é uma contradição em termos".
"Blogueiro" de fora da comunidade Wunderblogs, que usou seu
www.carmencarmen.blog
ger.com.br como espaço de fermentação de seu primeiro romance ("Corpo Presente", editora Planeta 2003), o escritor João
Paulo Cuenca também questiona
a transformação de posts em livro. "Se já está publicado na internet, pra que editar um livro? Na
minha opinião, não faz o menor
sentido livro de coletânea de
post", diz à Folha.
Joca Reiners Terron, escritor
também não-Wunder, que usou
seu blog (hellhotel.blogger.com.br) para produzir seu romance "Hotel Hell" (Livros do
Mal, 2003), contra-argumenta. "A
internet é um meio muito volátil e
não significa que blogs que estão
no ar hoje ainda estarão amanhã.
Por isso o valor da permanência
da publicação em livro."
Os autores de "Wunderblogs.com", que têm amostras de
alguns de seus posts mais breves
ao lado, dizem em uníssono que
não escreveram seus textos de
blogs pensando em publicá-los
em papel. Na seleção do material
que entraria no livro, assim, tiveram de eliminar boa parte do material, como os textos relacionados a fatos específicos do dia.
Dos 11 autores, poucos já publicaram livros. Entre os já "bibliografados" estão Alexandre Soares
Silva, que publicou no início do
ano o romance "Morte e Vida Celestina", e Daniel "Mojo" Pellizzari, que tem dois volumes de narrativas breves lançados (pela sua
própria editora, a Livros do Mal,
de Porto Alegre).
Dos nove restantes do "time",
são poucos os que dizem ter projetos literários em curso. "Afora o
blog, só escrevo cartões de Natal e
anoto recados telefônicos", brinca
Radamanto, com humor tipicamente "wunderbloguês".
WUNDERBLOGS.COM. Autores: vários.
Editora: Barracuda (tel. 0/xx/11/3237-3269). Quando: segunda, às 19h. Onde:
livraria Cultura - shopping Villa-Lobos
(av. Nações Unidas, 4.777, São Paulo, tel.
0/xx/11/3024-3599, SP). Quanto: R$ 37
(300 págs.).
Leia entrevistas com os 11 autores de
"Wunderblogs.com" na Folha Online
(www.folha.com.br/ilustrada)
Texto Anterior: Programação Próximo Texto: Editora busca "levantar sobrancelhas" Índice
|