São Paulo, sexta, 3 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA DE CONFLITOS
Croatas iniciaram separação

da Reportagem Local

Foi a Croácia, junto com a vizinha Eslovênia, que colocou fim, em 1991, ao sonho alimentado pelos sérvios durante séculos: a existência da "Grande Sérvia".
Durante cerca de 70 anos, a partir do final da Primeira Guerra, em 1918, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia e Montenegro chegaram a formar um só país: a ex-Iugoslávia, que hoje reúne apenas as duas últimas repúblicas, além das regiões autônomas de Vojvodina e Kosovo (esta última, formada por maioria de albaneses, também está reivindicando sua independência).
A dissolução do país começou em 1980, com a morte do marechal Tito, que governou o país por 35 anos, e se intensificou com o colapso do regime comunista, no final dos anos 80. Três etnias prevaleciam no país até então.
Os sérvios (cristãos ortodoxos) dominavam a política e o exército. Eram maioria na Sérvia e em Montenegro e minorias na Croácia e na Bósnia-Herzegóvina.
Os croatas (católicos romanos) eram os mais alinhados com o oeste, devido à proximidade geográfica e à frequência de turistas na costa Adriática.
Os bósnios (muçulmanos) viviam em cidades etnicamente variadas da Bósnia-Herzegóvina, como Sarajevo.
Em 25 de junho de 1991, Croácia e Eslovênia declararam independência. A Sérvia não reagiu violentamente, como faria depois em Sarajevo, porque não tinha maioria nas regiões.
Em 3 de março de 1992, bósnios e croatas da Bósnia-Herzegóvina votaram pela independência. Em 6 de abril, estourou a guerra entre as forças do governo bósnio e sérvios da região, que se posicionaram nas montanhas que circundam Sarajevo. A cidade ficou sob cerco durante quatro anos, que deixou um saldo de mais de 10 mil mortos, sendo que 1,6 mil eram crianças.
Conflitos étnicos voltaram em fevereiro deste ano, com a luta separatista na província de Kosovo, de maioria albanesa. Os conflitos prosseguem e já deixaram mais de 300 mortos e 50.000 desabrigados. (CF)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.