São Paulo, sexta, 3 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os Cariocas participaram desde o início

da Sucursal do Rio

Nada mais justo do que o grupo vocal-instrumental Os Cariocas fazer o primeiro show do projeto "Rio Sempre Bossa Nova".
O grupo gravou quase ao mesmo tempo que João Gilberto, em julho de 1959, "Chega de Saudade", a primeira canção explicitamente bossa nova.
No disco "Canção do Amor Demais", gravado por Elizete Cardoso em 1958, que inaugurou o movimento, João Gilberto já havia acompanhado a cantora ao violão nessa música.
Entre muitas outras participações na história da bossa nova, o grupo Os Cariocas protagonizou com João Gilberto, Jobim e Vinícius o espetáculo "O Encontro", em agosto de 1962, no restaurante Au Bon Gourmet, no Rio, que talvez tenha sido um dos maiores acontecimentos da MPB.
Mas a história de Os Cariocas é anterior à bossa nova. Em 1948 o grupo ganhou reconhecimento com a música "Adeus, América".
Criado pelo músico e compositor Ismael Neto -que nem teve tempo de ver a bossa nova surgir, pois morreu em 1956, aos 31 anos-, o grupo mantém hoje dois músicos de sua formação original: Severino Filho, diretor musical, tecladista, primeira voz e responsável pelos arranjos, e Jorge Quartera, baterista e terceira voz.
Os novos integrantes são o violonista Eloi Vicente, que faz também a quarta voz e os solos vocais, e o baixista Nell Teixeira.
No repertório do show estão incluídas, é claro, "Ela é Carioca", "Garota de Ipanema", "Samba de uma Nota Só" e "Corcovado", música que vão cantar junto com Carol Saboya.
A cantora vai abrir o evento "Rio Sempre Bossa Nova". A intenção é, segundo o diretor musical do evento, Paulo Assis Brasil, "mostrar que tem gente nova cantando bossa nova, além de abrir espaço para divulgar novas propostas musicais".
Até porque Carol Saboya não é uma especialista no assunto. Canta bossa nova, mas também samba, choro, frevo e baião.

Evento: Rio Sempre Bossa Nova
Shows: Os Cariocas e Carol Saboya
Quando: domingo, às 17h
Onde: parque Garota de Ipanema (praia do Arpoador, Ipanema)
Quanto: grátis



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.