São Paulo, sábado, 03 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Minissérie descongela dois autores da Globo

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em uma só tacada, a TV Globo vai "descongelar" dois de seus principais autores: Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão. Os dois deverão dividir o texto da próxima minissérie da emissora, "A Casa das Sete Mulheres", prevista para ser exibida no primeiro trimestre de 2003.
Negrão está fora da grade da Globo desde a novela "Vila Madalena" (1999/2000). Maria Adelaide, desde "Os Maias" (2001). Os dois, mais Gilberto Braga, disputavam quem seria o autor da próxima minissérie da rede.
Maria Adelaide sugeriu à Globo uma minissérie, "O Capitão Mouro", ambientada no Nordeste, no século 17, que tinha como personagem central o lendário Zumbi de Palmares. A produção, no entanto, está atrelada à direção de Denise Saraceni. Como Saraceni irá dirigir a próxima novela das seis, teve de ser adiada.
Maria Adelaide propôs, então, a adaptação de "A Casa das Sete Mulheres", romance da jovem escritora Leticia Wierzchowski baseado em fatos históricos. A história se passa entre 1835 e 1845, durante a Revolução Farroupilha, movimento de independência do Rio Grande do Sul. Como Negrão pesquisa há dois anos o Rio Grande do Sul para uma novela, acabou convidado para o projeto _"uma saga com história de amor", segundo Negrão.
Os dois já trabalham no texto do primeiro capítulo. Jayme Monjardim (de "O Clone") irá dirigir.

OUTRO CANAL

Suspiro A cúpula da TV Globo teve um alívio nesta semana. De segunda até anteontem, nenhum capítulo de "Esperança" tinha dado menos de 41 pontos no Ibope (mas também não passaram de 42), o que pode sinalizar uma recuperação da audiência da novela. Há duas semanas, a trama chegou a registrar 36 pontos num capítulo de quarta-feira, que é mais curto.

Aperto O SBT está revendo o orçamento da viagem que Gugu Liberato fará ao Egito, para o "Domingo Legal". Já conseguiu descontos, por exemplo, para poder filmar monumentos, cujas taxas são cobradas em dólar. Mas a produção ainda poderá ter que cortar alguns integrantes da equipe.

Off Por conta do horário eleitoral, que começa dia 20, os programas "Brava Gente" e "Os Normais" sairão temporariamente da grade da Globo. A novela "Esperança" passará a ir ao ar às 21h20. E "A Grande Família" passa para as noites de quarta.

Abrigo Diretores da Sky e DirecTV, as duas principais operadoras de TV paga por satélite do país, assinaram ontem convênios com o Supremo Tribunal Federal para transmitirem a TV Justiça, canal do Poder Judiciário que entra no ar no dia 11.

daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Ueba! Dona Jura adere ao Serra, o candidato pastel!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.