São Paulo, segunda, 3 de agosto de 1998

Texto Anterior | Índice

MODA
Testino traz cinco anos de fotos à Faap

Mario Testino
Foto para editorial da revista 'Allure' feita no Rio


JACKSON ARAUJO
especial para a Folha

O fotógrafo de moda Mario Testino, 43, está de volta ao Brasil. Desta vez, Testino troca o Rio de Janeiro, onde fotografou no mês passado o catálogo de verão da marca Zoomp, por São Paulo, onde inaugura hoje, às 20h, sua primeira exposição no Brasil, no salão cultural da Faap.
Testino é um dos nomes mais procurados pelas principais revistas de moda do mundo e tem em sua lista de clientes grifes como Gucci, Comme des Garçons, Versace e Valentino.
Na mostra "Mario Testino - Fashion Photographs", que fica em cartaz até o dia 23 de agosto, o fotógrafo expõe trabalhos realizados nos últimos cinco anos. Amanhã, Testino dará palestra para alunos e professores da Faap.
Em entrevista à Folha, Testino mostrou com exclusividade o seu livro "Any Objections?", a ser lançado no próximo mês de setembro em Londres. Leia a seguir trechos da entrevista.

Folha - Como o sr. vê o seu trabalho que está na exposição?
Mario Testino
- A razão pela qual fiz essa exposição, que também mostrei em Tóquio em tamanho menor, é porque eu acho que existem muitas pessoas que conhecem meu nome porque fotografei Madonna ou Lady Diana. Acredito que é importante mostrar para as pessoas que só fiz isso porque eu tenho 18 anos de trabalho antes disso. Não é uma retrospectiva, pois são só os últimos cinco anos.
Folha - Qual a intenção em selecionar imagens tão diversas?
Testino
- A exposição serve para informar como eu penso, como eu vejo, qual é o meu gosto e também para mostrar que um fotógrafo não tem que fazer sempre a mesma coisa sempre, que ele pode ter muita variedade, que seu mundo pode ser muito largo. Mostro um pouco de tudo. Trabalhos que fiz para "The Face", "Vogue", "W" e campanhas que fiz para Versace, Gucci e Missoni. Dividi a exposição em grupos: alta moda, sexy, retratos de personalidades e fotos realizadas no Brasil.
Folha - O catálogo da exposição abre com a Madonna lhe entrevistando. Como é sua relação com a cantora?
Testino
- A entrevista foi uma idéia que tive e ela topou. Foi muito divertido ser entrevistado por Madonna. Ela é muito inteligente e bem-humorada. Quando fiz a capa de seu álbum, foi ela quem me procurou e me fez entrar em contato com Versace. Ele queria fotografar sua alta moda com ela e Madonna disse que gostaria que eu fosse o fotógrafo. Foi incrível, pois nessa época Versace tinha um contrato com Richard Avedon, era ele quem deveria fotografá-la, mas ela me escolheu no lugar dele. Madonna é uma pessoa que trabalha como uma louca, tem muita visão das coisas e um talento de saber se rodear-se pessoas boas.
Folha - O que o sr. quer dizer com "Any Objections?", título de seu livro?
Testino
- O livro se chama "Mario Testino - Alguma Objeção?" porque eu sou conhecido pelo lado chique e pela elegância de minhas fotografias, mas esse livro não tem nada a ver com o chique e muito mais com um mundo um pouco underground. A capa é a praia de Ipanema e tem muita foto feita no Brasil. São fotos que faço no meu tempo livre. Eu chamei de "any objections" porque sou conhecido por um lado, mas talvez a minha verdade seja muito mais do que isso. Talvez algumas pessoas não gostem do que vão ver nesse livro, sabe, tem muito nu.
Folha - É um livro cheio de imagens de jovens...
Testino
- Sim, é um documento de tudo o que vejo nos jovens de hoje, a abertura para o sexo, a liberdade com o corpo. A curiosidade dos jovens é o que me leva a descobrir coisas novas. É o que alimenta meu trabalho.

Exposição: Mario Testino - Fashion Photographs Quando: de hoje (só para convidados) até 23 de agosto (aberto ao público), das 10h às 20h Onde: salão cultural da Faap, r. Alagoas, 903, Higienópolis, tel. 011/3662-1662 Quanto: entrada franca


Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.