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OUTRA FREQUÊNCIA
89 FM cria escola e põe no ar programa dos alunos
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
A 89 FM virou escola. A emissora selecionou jovens de 16
a 20 anos para um curso de rádio
em seus estúdios e promete colocar no ar, a partir de novembro,
um programa feito pelos alunos.
Formam o grupo pessoas em situação de exclusão social, de acordo com Zeca de Almeida Prado,
41, diretor de assuntos corporativos da 89. Há, por exemplo, um
garoto cego e uma menina portadora de deficiência física.
Batizado de Rádio Ativo, o projeto faz parte da estratégia da 89
FM (89,1 MHz, em SP) de agregar
à sua marca uma imagem politicamente correta, ligada à cidadania, ao "jovem que faz". É a cara
que a Brasil 2000 já quis assumir,
sem grande sucesso (leia ao lado).
Toda segunda-feira, os dez alunos dessa primeira turma têm aulas teóricas sobre rádio e comunicação, na ONG Cidade Escola
Aprendiz, parceira do projeto. Às
terças, quartas e quintas, passam
as tardes na sede da 89, revezando-se entre vários departamentos, como jornalismo, produção
musical, estúdio e atendimento.
"Como pré-requisito para a seleção, os jovens tinham de estar
matriculados no ensino fundamental, independentemente da
série. Procuramos escolher os que
têm perfil de liderança, para que o
conhecimento possa ser passado
adiante, para a comunidade onde
moram", afirmou Prado.
A partir de outubro, o grupo começa a produzir o piloto (teste) de
um programa, que será semanal,
com uma hora de duração. Inicialmente, entrará no ar nas madrugadas da 89 e de suas afiliadas.
"Também cogitamos liberar o
programa dos alunos a quem quiser transmiti-lo. E decidimos que
o know-how do projeto será aberto a qualquer emissora que queira
promover algo semelhante."
Segundo Prado, existe ainda a
possibilidade de os integrantes do
Rádio Ativo, após a conclusão do
curso, serem contratados para
trabalhar na 89 ou nas outras duas
FMs do grupo: Alpha e Nativa.
Os aprendizes têm bolsa de R$
150/ mês e um lanche diário, proporcionados pela Fundação Bank
Boston, que financia a iniciativa.
Os planos iniciais eram mais ambiciosos, com uma turma mais
ampla, mas as dificuldades financeiras impuseram um freio.
Ainda nessa linha de responsabilidade social, a 89 FM acaba de
criar seu plano para homenagear
os 450 anos de São Paulo-e correr atrás da verba publicitária que
ronda a efeméride.
O "89 Presentes para São Paulo"
estimulará escolas a realizar benfeitorias para a cidade, como a reforma de um playground, a grafitagem de um muro ou o plantio
de um canteiro.
laura@folhasp.com.br
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