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São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2003

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OUTRA FREQUÊNCIA

89 FM cria escola e põe no ar programa dos alunos

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A 89 FM virou escola. A emissora selecionou jovens de 16 a 20 anos para um curso de rádio em seus estúdios e promete colocar no ar, a partir de novembro, um programa feito pelos alunos.
Formam o grupo pessoas em situação de exclusão social, de acordo com Zeca de Almeida Prado, 41, diretor de assuntos corporativos da 89. Há, por exemplo, um garoto cego e uma menina portadora de deficiência física.
Batizado de Rádio Ativo, o projeto faz parte da estratégia da 89 FM (89,1 MHz, em SP) de agregar à sua marca uma imagem politicamente correta, ligada à cidadania, ao "jovem que faz". É a cara que a Brasil 2000 já quis assumir, sem grande sucesso (leia ao lado).
Toda segunda-feira, os dez alunos dessa primeira turma têm aulas teóricas sobre rádio e comunicação, na ONG Cidade Escola Aprendiz, parceira do projeto. Às terças, quartas e quintas, passam as tardes na sede da 89, revezando-se entre vários departamentos, como jornalismo, produção musical, estúdio e atendimento.
"Como pré-requisito para a seleção, os jovens tinham de estar matriculados no ensino fundamental, independentemente da série. Procuramos escolher os que têm perfil de liderança, para que o conhecimento possa ser passado adiante, para a comunidade onde moram", afirmou Prado.
A partir de outubro, o grupo começa a produzir o piloto (teste) de um programa, que será semanal, com uma hora de duração. Inicialmente, entrará no ar nas madrugadas da 89 e de suas afiliadas.
"Também cogitamos liberar o programa dos alunos a quem quiser transmiti-lo. E decidimos que o know-how do projeto será aberto a qualquer emissora que queira promover algo semelhante."
Segundo Prado, existe ainda a possibilidade de os integrantes do Rádio Ativo, após a conclusão do curso, serem contratados para trabalhar na 89 ou nas outras duas FMs do grupo: Alpha e Nativa.
Os aprendizes têm bolsa de R$ 150/ mês e um lanche diário, proporcionados pela Fundação Bank Boston, que financia a iniciativa. Os planos iniciais eram mais ambiciosos, com uma turma mais ampla, mas as dificuldades financeiras impuseram um freio.
 
Ainda nessa linha de responsabilidade social, a 89 FM acaba de criar seu plano para homenagear os 450 anos de São Paulo-e correr atrás da verba publicitária que ronda a efeméride.
O "89 Presentes para São Paulo" estimulará escolas a realizar benfeitorias para a cidade, como a reforma de um playground, a grafitagem de um muro ou o plantio de um canteiro.

laura@folhasp.com.br


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