São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2005

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CINEMA

Katia Lund exibe fora de competição documentário sobre crianças; Ang Lee, na disputa, é aplaudido pela imprensa

Veneza olha para os meninos de rua de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao lado dos cineastas Emir Kusturica, Spike Lee e John Woo, três dos sete nomes com quem divide a direção do documentário "All the Invisible Children" (todas as crianças invisíveis), a cineasta brasileira Katia Lund comentou em Veneza seu episódio no longa, exibido anteontem, fora de competição. "Quis dar um aspecto novo à força e ao heroísmo desses meninos [de rua], às suas vidas, que mesclam diversão, aventura e luta extenuante", disse a diretora.
Lund filmou dois garotos que recolhem latas e papelão em São Paulo. Com o dinheiro da venda do material para reciclagem, pretendem construir uma casa para si e abandonar a trajetória de rua.
A diretora é habituada a parcerias. Com João Moreira Salles, dirigiu "Notícias de uma Guerra Particular" (1999), e esteve ao lado de Fernando Meirelles em "Cidade de Deus" (2002).
Para "All the Invisible Children", o time de cineastas se reuniu a convite do Unicef, que idealizou o projeto.
"Acho que o cinema deve ter função cultural e alimentar a sabedoria, como ocorria quando as pessoas se reuniam para assistir a uma tragédia [no teatro]", disse o bósnio Emir Kusturica.
O trecho de Kusturica no longa, intitulado "Blue Gispsy", acompanha o garoto Uros, que é obrigado a roubar pelo pai alcoólatra.
A protagonista do episódio de Spike Lee é Blanca, garota de origem latino-americana que vive em Nova York e descobre ser soropositiva por meio da chacota de suas colegas. "As crianças são cruéis e eu as quis apresentar assim", disse Lee.

Aplausos
Na competição oficial pelo Leão de Ouro, o taiwanês radicado nos Estados Unidos Ang Lee ("O Tigre e o Dragão") marcou um ponto. Seu "Brokeback Mountain" (montanha brokeback) foi aplaudido na sessão para a imprensa.
O filme gira em torno do amor homossexual de dois caubóis. Ennis del Mar (Heat Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) apaixonam-se quando começam a trabalhar juntos no Oeste americano, mais precisamente ao pé da montanha do título.
Se começa forte, a competição de Veneza fica também mais extensa. A organização da mostra anunciou a inclusão na disputa de um vigésimo título -"Takeshi's", do japonês Takeshi Kitano.
Em "Takeshi's", no qual atua, Kitano traça sua própria biografia cinematográfica, relatando seu caminho como ator e diretor, em diálogo com fantasmas de seus filmes. Promete.


Com agências internacionais

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