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CINEMA
Katia Lund exibe fora de competição documentário sobre crianças; Ang Lee, na disputa, é aplaudido pela imprensa
Veneza olha para os meninos de rua de SP
DA REPORTAGEM LOCAL
Ao lado dos cineastas Emir
Kusturica, Spike Lee e John Woo,
três dos sete nomes com quem divide a direção do documentário
"All the Invisible Children" (todas
as crianças invisíveis), a cineasta
brasileira Katia Lund comentou
em Veneza seu episódio no longa,
exibido anteontem, fora de competição. "Quis dar um aspecto novo à força e ao heroísmo desses
meninos [de rua], às suas vidas,
que mesclam diversão, aventura e
luta extenuante", disse a diretora.
Lund filmou dois garotos que
recolhem latas e papelão em São
Paulo. Com o dinheiro da venda
do material para reciclagem, pretendem construir uma casa para
si e abandonar a trajetória de rua.
A diretora é habituada a parcerias. Com João Moreira Salles, dirigiu "Notícias de uma Guerra
Particular" (1999), e esteve ao lado
de Fernando Meirelles em "Cidade de Deus" (2002).
Para "All the Invisible Children", o time de cineastas se reuniu a convite do Unicef, que idealizou o projeto.
"Acho que o cinema deve ter
função cultural e alimentar a sabedoria, como ocorria quando as
pessoas se reuniam para assistir a
uma tragédia [no teatro]", disse o
bósnio Emir Kusturica.
O trecho de Kusturica no longa,
intitulado "Blue Gispsy", acompanha o garoto Uros, que é obrigado a roubar pelo pai alcoólatra.
A protagonista do episódio de
Spike Lee é Blanca, garota de origem latino-americana que vive
em Nova York e descobre ser soropositiva por meio da chacota de
suas colegas. "As crianças são
cruéis e eu as quis apresentar assim", disse Lee.
Aplausos
Na competição oficial pelo Leão
de Ouro, o taiwanês radicado nos
Estados Unidos Ang Lee ("O Tigre e o Dragão") marcou um ponto. Seu "Brokeback Mountain"
(montanha brokeback) foi aplaudido na sessão para a imprensa.
O filme gira em torno do amor
homossexual de dois caubóis. Ennis del Mar (Heat Ledger) e Jack
Twist (Jake Gyllenhaal) apaixonam-se quando começam a trabalhar juntos no Oeste americano, mais precisamente ao pé da
montanha do título.
Se começa forte, a competição
de Veneza fica também mais extensa. A organização da mostra
anunciou a inclusão na disputa de
um vigésimo título -"Takeshi's", do japonês Takeshi Kitano.
Em "Takeshi's", no qual atua,
Kitano traça sua própria biografia
cinematográfica, relatando seu
caminho como ator e diretor, em
diálogo com fantasmas de seus filmes. Promete.
Com agências internacionais
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