São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Reality transforma chefes em subalternos

GNT estreia "Undercover Boss", recorde nos EUA com 38,6 milhões de espectadores

DE SÃO PAULO

Após um cansativo dia de trabalho, nada melhor para recobrar as energias do que ver um executivo tendo de desentupir o esgoto de uma casa ou limpar latrinas.
Boa parte da catarse de "Undercover Boss - O Chefe Espião", que estreia amanhã no GNT, vem da chance de ver um burocrata sujando as mãos em um trabalho braçal.
A outra metade, com ares de "O Aprendiz", está no último bloco do reality show, em que o chefe se apresenta na sua verdadeira função e chama as pessoas com que teve contato para dar bronca, promovê-las ou garantir que os problemas serão resolvidos.
A primeira temporada nos EUA, em fevereiro, teve 38,6 milhões de espectadores e bateu o recorde de estreia mais vista desde 1987.
O segundo ano do programa, lançado no último dia 25, caiu para 11,5 milhões, ainda uma audiência respeitável.
Stephen Lambert disse à Folha que criou o programa a partir da entrevista que viu de um CEO da British Airways. Ele dizia que nunca poderia ter a experiência de um passageiro comum porque seria reconhecido.
"Achei que aquilo soava como uma bela mentira e que, se um chefe se vestisse como um empregado normal, ninguém suspeitaria."
Na estreia, um dos presidentes da Waste Management, especializada em reciclagem e lixo, descobre que seus empregados fazem xixi numa lata para não "afetar a produtividade". Depois, purga seus pecados desentupindo o ralo de um banheiro.
"O público gosta de ver o chefe sofrendo na linha de frente", afirma Lambert.
"Acho que, quando estamos preocupados o tempo todo com demissão, gostamos de ver chefes tentando entender como é o nosso trabalho." O formato já foi adaptado para França, Reino Unido, Espanha, Austrália, Holanda e Dinamarca. Em novembro, sai um livro com compilação de relatos de participantes.
(LÚCIA VALENTIM RODRIGUES)


NA TV
Undercover Boss
Primeira temporada do reality
QUANDO amanhã, às 20h30; seg. a sex., às 20h30, no GNT
CLASSIFICAÇÃO não informada




Texto Anterior: Saiba mais: Fenômeno cult, ela tenta se aposentar
Próximo Texto: Enquanto você dorme
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.