São Paulo, sexta-feira, 03 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cássia Eller estréia série de discos do Rock in Rio

Cantora é a primeira a ter seu show no festival carioca levado para CD e DVD

Projeto prevê ainda o lançamento de discos de artistas como Barão Vermelho, Paralamas, James Taylor e Neil Young


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Rock in Rio sem tumulto, sem hambúrguer frio e com banheiro limpinho. Os shows das três edições brasileiras do festival começam a ganhar versões digitais, para serem ouvidos/ vistos em casa. O primeiro, de Cássia Eller, acaba de chegar às lojas (o CD; o DVD deve ser lançado até o final deste mês).
O projeto é da produtora MZA Music, de Marco Mazzola, em conjunto com a Artplan, de Roberto Medina, organizador do Rock in Rio.
"Cássia Eller ao Vivo - Rock in Rio" traz o show completo que a cantora apresentou no evento ocorrido em janeiro de 2001 -Cássia Eller morreria em 29 de dezembro daquele ano, no Rio de Janeiro.
Barão Vermelho (que tocou na primeira edição do RiR, em 1985) e Paralamas do Sucesso (também em 1985) devem ser os próximos a ter seus shows transformados em disco.
"Na semana que vem tenho reunião com a Lucinha Araújo [mãe de Cazuza, que tocou com o Barão no festival em 1985].
Mas o áudio está muito ruim, gravado analogicamente em 16 canais. Precisamos digitalizar o material. É um processo lento", afirma Marco Mazzola.
O Rock in Rio tornou-se referência na história do show business brasileiro. Até 1985, o país sediava pouquíssimos festivais grandes e muitos artistas se negavam a viajar ao Brasil, devido à distância e à falta de tradição no mercado de shows.
Foi um acontecimento, naquele meio de anos 80, um evento de dez dias no Rio com Iron Maiden, Yes, AC/DC, Queen, James Taylor etc. (Em 1991 e 2001, vieram as outras edições; depois o festival foi a Lisboa.)
Nesse sentido, chega a soar estranho que apenas agora os shows do RiR ganhem edição em CD e DVD. Mazzola iniciou o projeto há três anos.
"Fui desencorajado por muita gente, diziam que seria impossível, que eu não conseguiria a liberação dos direitos. Os contratos estavam com a Artplan, mas envolviam muitas empresas, espólios..." Além disso, conta, teria que encontrar o material. "Não sabíamos onde estavam as fitas. Depois descobrimos um depósito em Jacarepaguá [Rio]. Ali estavam jogados vários tapes, em sacos muito sujos, com fitas arrebentadas. Fizemos a decupagem desse material para ver o que continha e, na primeira fita, veio o show da Cássia Eller." Segundo o produtor, a qualidade das fitas era péssima, com imagens deterioradas.
"Foram quase 1.600 horas de decupagem das fitas. E fui atrás das autorizações para o uso das imagens e das canções, conversei com todos os músicos envolvidos naquela apresentação havia o espólio da Cássia... O problema depois foi encontrar o áudio do show, que estava com uma empresa em São Paulo e a máquina para rodar o material estava fora de uso. Tivemos que importar dos EUA."

Sem Blitz, Rita Lee...
Além dos brasileiros, a MZA planeja lançar CDs e DVDs de alguns artistas internacionais que passaram pelo Rock in Rio, como Neil Young, Queen e James Taylor. Já Rita Lee, Blitz e Ney Matogrosso -este último, o primeiro show do festival, em 1985- estão fora do projeto, pois o áudio de suas apresentações foi totalmente perdido.
"Não sei o que ocorreu, ninguém acha esse material. Deve ter sido apagado", diz Mazzola. O conteúdo do DVD de Cássia Eller poderá ser visto em especial no Multishow, que deve ser exibido em 10 de dezembro.
No disco, além das 13 canções ao vivo, há um extra com entrevistas com Cássia Eller e com os músicos que participaram do show, como a Nação Zumbi, que, no dia, tocou "Come Together" (Beatles) e "Quando a Maré Encher" com a cantora.
A última música apresentada por Cássia Eller foi o cover "Smells like Teen Spirit", do Nirvana, a pedido do filho, Chicão, então com sete anos.


CÁSSIA ELLER AO VIVO - ROCK IN RIO (CD E DVD)
Artista:
Cássia Eller
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 30 (CD); a definir (o DVD será lançado no final do mês)


Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: Crítica/rock: Morrissey encontra o sexo em bom disco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.