|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
OPINIÃO
Hanna Schygulla, como Dietrich, desfaz clichê da falta de sensualidade alemã
RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA
Pode ser apenas mais um
estereótipo, mas o fato é que
adjetivos como graça e sensualidade não costumam ser
associados aos alemães.
Só que o cinema não é apenas uma arma de propaganda, mas também de destruição de clichês. E ninguém fez
tanto para minar essa imagem quanto duas atrizes:
Marlene Dietrich (1901-1992)
e Hanna Schygulla.
Há muito em comum entre
as duas. A começar pelo fato
de ambas terem ficado marcadas pela longa parceria
com um grande cineasta: a
primeira com Josef von
Sternberg, na fase clássica do
cinema germânico; a segunda com Rainer Werner Fassbinder, na explosão do cinema novo do país.
Além disso, Dietrich celebrizou-se por cantar "Lili
Marlene" aos aliados na Segunda Guerra; Schygulla fez
uma atriz que se tornou famosa por interpretar a mesma canção para nazistas em
"Lili Marlene" (1981).
Acima de tudo, as duas
transmitem, por trás de uma
certa aparência de frieza,
uma noção de ameaça sexual
iminente. Como um vulcão
prestes a entrar em erupção
sobre uma montanha gelada.
Foi Fassbinder quem forjou essa imagem de Schygulla. Foi ele que a encontrou
estudando teatro em Munique, que a convidou para sua
trupe e depois para seu primeiro longa. Depois vieram
inacreditáveis 22 filmes.
MULHERES FORTES
"O Casamento de Maria
Braun" (1979) e "Lili Marlene", duas revisitas de Fassbinder ao melodrama e ao
nazismo, deram a Schygulla
seus melhores papéis: mulheres fortes confrontadas
por dilemas morais pelas circunstâncias históricas.
Depois da morte precoce
de Fassbinder em 1982,
Schygulla diminuiu o ritmo,
dedicou-se ao canto e à direção, mas continuou a exibir
talento e versatilidade em filmes falados em francês, italiano, inglês e espanhol e
mostrou estar em grande forma em "Do Outro Lado"
(2007), de Fatih Akin.
Aos 66, ela já não é mais "a
nova Marlene Dietrich", como foi rapidamente etiquetada no início de carreira. Mas é
a única atriz alemã que não
empalidece na comparação
com o mito.
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Começa amanhã venda de ingressos para Lou Reed Índice | Comunicar Erros
|