São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Última Moda

VIVIAN WHITEMAN, enviada especial a Moscou - ultima.moda@grupofolha.com.br

O Olimpo de Lagerfeld

ESTILISTA LANÇA, DURANTE EVENTO EM MOSCOU, CALENDÁRIO PIRELLI ASSINADO POR ELE E INSPIRADO NOS MITOS GRECO-ROMANOS

"Mas o senhor não sente falta de comer bolo?", pergunta a repórter americana. Karl Lagerfeld levanta as sobrancelhas, fica calado por alguns segundos e responde "não", para depois completar com frases sobre como, há anos, leva sua dieta altamente controlada a sério.
Aos 77 anos, rodeado de algumas das maiores beldades do mundo, Lagerfeld esteve em Moscou nesta semana para o lançamento da edição 2011 do Calendário Pirelli, assinada por ele.
Clicado por centenas de fotógrafos, o designer também passou algumas horas dando entrevistas a jornalistas do mundo inteiro, que o bombardeavam com perguntas de todos os tipos - de fatias de bolo à mitologia greco-romana, tema das fotos que fez para o calendário.
A Folha falou com o diretor de criação da Chanel, impecável em seu Lagerfeld look - calça justa e blazer pretos, camisa com maxigola, cinto brilhante, broches, rabo-de-cavalo e óculos-, e acompanhou sua "maratona olímpica" durante toda a manhã e início da tarde.
"Para entender o que fiz nesse calendário, seria interessante que vocês lessem "The Sense of Beauty", um tratado e tanto sobre estética, talvez o melhor que já tenha sido realizado", diz. O livro em questão, escrito pelo espanhol George Santayana (1863-1952), é um dos milhares que Lagerfeld guarda em seu precioso ateliê-biblioteca pessoal, em Paris.
Nesse cenário, um espaço-fetiche para fashionistas do mundo inteiro, com paredes inteiramente recheadas de volumes impressos, foram feitas todas as fotos do calendário. Como fundo das imagens, todas em preto-e-branco, só uma base preta.
"Veja esses modelos, quanta perfeição, que vigor de vida existe nesses corpos. São inteiramente compatíveis com os padrões clássicos de beleza estabelecidos pelos gregos, ou seja, representações de uma beleza eterna, imortal", filosofou.

MITOLÓGICOS
Na visão de Lagerfeld, os mitos greco-romanos ganharam carne. A atriz Juliane Moore virou Hera, a mulher de Zeus e, de certa forma, o ideal dessa mesma beleza permanente encarnado num corpo maduro. Magdalena Frackowiak, no auge de seu brilho pós-adolescente, é Hestia, deusa do fogo.
Lara Stone, com sua boca generosa e seus seios maternais, é Afrodite, a beleza e o amor. Freja Beha, andrógina e de olhos melancólicos, virou Orfeu, chorando por sua Eurídice. Já Baptiste Giacobini, o "it boy" e espécie de alter ego vivo do próprio Lagerfeld, encarna dois personagens: o forte e belo Apolo e Narciso. "Sou politeísta, acredito nessa história de um deus para cada ocasião", diz, com um sorrisinho maroto.
No Olimpo que Lagerfeld criou para a Pirelli estão ainda a supertop russa Natasha Poly, a brasileira Isabeli Fontana, a atriz e modelo Chanel Elisa Sednaoui e as "veteranas" Daria Werbowy e Erin Wasson, entre outras.
Ao lado delas está um grupo de garotões, que, liderado por Giacobini, ajuda a compor a edição mais masculina do calendário (anteriormente, só grandes nomes como Bono e B.B. King haviam conseguido espaço entre as gatas). "Estou falando de beleza, por isso, não importa o sexo", justifica Lagerfeld, diante dos protestos dos machos de plantão.

ZEUS FASHION
Construtor do Olimpo contemporâneo, Lagerfeld se compara a Homero, o escritor-entidade, tão mítico quanto suas obras, que reuniu na "Ilíada" e na "Odisséia" os mitos e costumes da Grécia Antiga. "O que ele fez com palavras, tento fazer com imagens", diz Lagerfeld. É o fim das entrevistas e as modelos abraçam, elogiam e agradam Lagerfeld, que no fim das contas está mais para Zeus: o todo-poderoso entre os olímpicos.

MOSCOU? Para quem se perguntou o motivo de a Pirelli ter lançado o calendário 2011 na capital russa e não, por exemplo, na Grécia, há uma explicação bem plausível. A empresa acaba de fechar um polpudo acordo com duas empresas locais para a produção de pneus na Rússia.

VITORIANA Entre as perguntas que pipocaram nas entrevistas com Lagerfeld, surgiu o assunto do momento: o vestido de noiva que Kate Middleton vai usar para se casar com o príncipe William. "Eu faria para ela algo em estilo vitoriano, que é um clássico inglês", disse Lagerfeld.

DIVA BLACK A pedido de Lagerfeld, a cantora e neodiva pop Janelle Monaé cantou na festa de lançamento do calendário, que rolou num teatro em Moscou. O designer e Franca Sozzani, editora da "Vogue" italiana, aplaudiram de pé. Já a parte "careta" dos convidados não curtiu e saiu no meio do show.

CZAR Em sua passagem por Moscou, Lagerfeld não ficou num hotel, como o resto dos mortais. Pediu uma espécie de palacete para acomodá-lo, junto com sua turminha seleta.

TUITADAS

@IsabeliFontana- Fiz uma feijoada LIGHT surreal ontem!!!! Ficou uma maravilha.... Oooooooooh virei cozinheira!!

A top brasileira Isabeli Fontana, uma das deusas do Calendário Pirelli 2011, sobre o que fez enquanto as outras divindades circulavam por Moscou

ENTREVISTA

A Rússia, por Natasha Poly

A top russa Natasha Poly nasceu na gelada cidade de Perm, no nordeste da Rússia, perto dos Montes Urais.
A moça, que atualmente vive em Nova York, ganhou o mundo e viajou muitos países graças à sua carreira de modelo, mas diz que nunca se esquece de sua pátria-mãe, da qual sente "muito orgulho". Entre fotos e muitas poses na capital russa, Natasha falou à Folha sobre comunismo e um grande herói.

 


Folha - Para você, quem foi o maior herói da história russa?
Natasha Poly -
O czar Pedro 1º, que chamamos de Pedro, o Grande (1672-1725). Ele liderou a Rússia contra os suecos em 1709 e, além disso, foi responsável por uma grande onda de desenvolvimento cultural e técnico naquela época. Ele abriu nossa cultura para o resto do mundo, foi um pioneiro.

Qual foi a pior coisa da experiência comunista russa?
Pelo que sei e escuto de minha família, as restrições às liberdades individuais.

E a melhor?
Apesar de todos os problemas, o período comunista nos ensinou muito sobre disciplina e cooperação.

com PEDRO DINIZ


Texto Anterior: Eminem chega ao Grammy com o maior número de indicações
Próximo Texto: Godard cria perverso jogo de adivinhação e aliena fãs
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.