São Paulo, terça, 4 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Envelopes com os escolhidos pelos membros da Academia para concorrer ao prêmio já foram recolhidos
Começa contagem regressiva para Oscar

ADRIANE GRAU
em Los Angeles

Os envelopes contendo os escolhidos para concorrer ao Oscar deste ano já estão na sede da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Desde o último sábado, dois diretores da consultoria Price Waterhouse se encarregam de tabular os votos dos 5.173 membros da Academia.
A divulgação dos concorrentes ao Oscar acontece no dia 11 de fevereiro em Los Angeles. A 69¦ cerimônia de premiação da Academia será em 24 de março, no Shrine Auditorium, na mesma cidade.
Este ano há 248 filmes que concorrem ao Oscar em 24 categorias. No ano passado foram 255 filmes.
Segundo o critério da Academia, cada filme precisa ter estado em cartaz durante pelo menos uma semana num cinema do condado de Los Angeles para ser candidato.
Entre os filmes que entraram em cartaz para obedecer a tal critério estão ``Todo Mundo Diz Eu Te Amo'' (Everyone Says I Love You), de Woody Allen, ``O Paciente Inglês'' (The English Patient), de Anthony Minghella, e ``De Bem com a Vida'' (Unhook the Stars), de Nick Cassavetes.
Todos foram exibidos por uma semana em Los Angeles e só entraram em cartaz no resto dos Estados Unidos em janeiro.
A cerimônia deste ano será apresentada por Billy Crystal e produzida por Gilbert Capes.
Será a quinta vez que Crystal comanda a cerimônia. ``Queria convidar todo mundo a me ajudar a escrever as piadas'', diz ele. ``Por favor, mandem idéias para meu web site http://www.whyistheshowsolong.com''
Algumas pessoas, porém, receberão suas estatuetas antes do grande dia. Os prêmios científicos e técnicos da Academia serão entregues numa cerimônia no Regent Beverly Wilshire Hotel em Los Angeles, no dia 1º de março.
A Imax Corporation receberá a primeira estatueta do ano graças ao seu novo sistema de filmagem e exibição em 70mm.
Outros engenheiros e técnicos cujos inventos contribuíram para o avanço tecnológico no cinema receberão menções honrosas em forma de placas e certificados.
No dia da cerimônia de entrega do Oscar, dois outros veteranos de Hollywood receberão estatuetas. O produtor Saul Zaentz receberá o Irving G. Thalberg Memorial Award pela sua contribuição ao cinema. Zaentz produziu ``Amadeus'' e ``Estranho no Ninho'', pelos quais levou dois Oscar. Este ano, seu nome aparece em ``O Paciente Inglês'', cotado para concorrer em diversas categorias.
O coreógrafo Michael Kidd recebera um prêmio honorário. Há 40 anos no cinema, ele criou passos para ``Sete Noivas para Sete Irmãos'' e ``Alô, Dolly!''.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã