São Paulo, quarta, 4 de fevereiro de 1998

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CINEMA
Filme de Sérgio Rezende participa de mostra paralela no evento alemão; 'Central' concorre a Urso de Ouro
Festival de Berlim divulga lista completa

AMIR LABAKI
da Equipe de Articulistas

Apenas duas produções brasileiras, "Central do Brasil" e "Guerra de Canudos", foram confirmadas nas versões definitivas das seleções oficial e paralela do 48º Festival Internacional de Cinema de Berlim. O evento acontece entre os próximos dias 11 e 22.
"Central", de Walter Salles, participa da mostra competitiva, tendo sua projeção marcada para o sábado, dia 14. No dia seguinte, será a vez de "Canudos", de Sérgio Rezende, passar no principal ciclo paralelo, o Panorama.
A brasileira radicada em Nova York Iara Lee vai apresentar seu documentário "Modulations", sobre música eletrônica, dentro do Fórum do Novo Cinema. Doze produções brasileiras recentes serão exibidas no mercado.
Vinte e quatro títulos concorrem ao Urso de Ouro 1998. Quatro filmes do programa oficial serão exibidos fora de concurso: o thriller "The Gingerbread Man", de Robert Altman, a animação "A Princesa Mononoke", de Hayao Miyazaki, a nova versão de "Grandes Esperanças", de Dickens, assinada por Alfonso Cuarón, e a comédia romântica "Sliding Doors", de Peter Howitt.
É tímida a presença latino-americana no conjunto do festival. Somando tudo, chega-se a apenas quatro títulos. Além dos filmes brasileiros citados, há ainda dois argentinos, um no Panorama ("Un Crisantemo Estalla en Cincoesquinas", de Daniel Burman), outro no Fórum ("Invierno Mala Vida", de Gregorio Cramer).
A redução é sensível. No ano passado, por exemplo, o foco do Fórum concentrou-se sobre a produção brasileira.
Neste ano, o Fórum destaca o cinema coreano. A produção independente alemã e a americana também marcam forte presença. "Mulher-Pantera Espera Tarzã", de Rudolph Thomé ("O Filósofo"), é um dos destaques germânicos. Documentários como "Uma Carta sem Palavras", de Lisa Lewenz, são as principais atrações "made in USA".
Cinco filmes selecionados pelas mostras paralelas (Panorama e Fórum) vão celebrar os centenários de nascimento de Bertolt Brecht e Serguei Eisenstein. Ottokar Runze apresenta "Brecht 100 Anos", enquanto Jutta Brueckner leva a Berlim "Bertolt Brecht - Amor, Revolução e Outras Coisas Perigosas".
A comemoração eisensteiniana tem por carro-chefe "A Casa dos Mestres", assinado pelo maior especialista no diretor de "Outubro", Naum Kleiman, e por Marianna Kireewa e Alexander Iskin.
O documentarista experimental Oleg Kowalow aborda, em "Fantasia Mexicana", a mais marcante frustração de Eisenstein. Por fim, Dietmar Hochmuth busca uma síntese em "As Diversas Faces de Serguei Eisenstein". Além dos filmes, Eisenstein catalisa também um simpósio internacional no próximo dia 13.



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