São Paulo, terça, 4 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

THE BYRDS
Folk e country moldam fase 68/69

SÉRGIO MARTINS
especial para a Folha

Muito antes de ser infestado por nulidades do tipo Hootie & The Blowfish, o rock americano tinha nos Byrds a sua melhor expressão. Exímios compositores, donos absolutos de um estilo que misturava psicodelismo com os tradicionais country e folk, eles ganham reedição dos CDs "The Notorius Byrd Brothers", "Sweetheart of the Rodeo", "Dr. Byrd & Mr. Hyde" e "The Ballad of Easy Rider", com faixas-bônus e libreto caprichado.
Os Byrds surgiram em 64, em meio à invasão britânica nos EUA. Sob a batuta do guitarrista Roger McGuinn, o grupo se caracterizou em pesquisar as belas harmonias vocais e um inconfundível timbre de guitarra Rickcnbacker -hoje companheira inseparável de Peter Buck (R.E.M.) e Tom Petty.
O novo pacote concentra suas forças no biênio 68/69, período de maior turbulência da banda.
Mas basta ouvir "The Notorius Byrd Brothers" para perceber que a criatividade não foi afetada. Protesta contra a guerra do Vietnã, regrava Carole King ("Goin' Back") e acende a chama do country rock em "Change Is Now".
O grupo, que já havia perdido o vocalista Gene Clark, sofre outras duas baixas: David Crosby e Michael Clarke são despedidos por McGuinn depois de inúmeras discussões no estúdio.
Para o lugar de Crosby, McGuinn recrutou Gram Parsons, um jovem talento country, que convenceu o líder dos Byrds a gravar um álbum nesse estilo. O resultado atende pelo nome "The Sweetheart of the Rodeo".
Gravado em Nashville, o disco tem country rock dos bons, com belos trabalhos de steel guitar e cover de Dylan ("My Back Pages").
Curiosamente, o mentor do disco ficou de fora. Gram Parsons estava preso a uma outra gravadora e sua voz foi limada da mixagem final -só aparece cantando nas faixas-bônus do CD.
A novidade de "Dr. Byrd & Mr. Hyde" é o guitarrista Clarence White. Não é um dos melhores trabalhos da banda, mas traz algumas pérolas, algumas buriladas do repertório de Dylan ("This Wheel's on Fire", "Lay Lady Lay").
O pacote fecha com "Ballad Of Easy Rider", álbum feito para faturar às custas do filme "Sem Destino". O grupo perde muito de sua sonoridade original, mas ainda é capaz de produzir gemas da qualidade de "Gunga Din".

Discos: The Notorius Byrd Brothers, Sweetheart of the Rodeo, Dr. Byrd & Mr. Hyde e The Ballad of Easy Rider
Banda: The Byrds
Lançamento: Sony
Quanto: R$ 20, em média, cada CD
Onde encontrar: Nuvem Nove (tel. 011/820-7051)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã