São Paulo, sexta-feira, 04 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sader acusa imprensa de sabotar debate intelectual

DANIEL MÉDICI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Emir Sader divulgou sua própria versão do cancelamento de sua nomeação para a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa. As declarações foram publicadas em seu blog, mantido no site da revista "Carta Maior".
O sociólogo acusa a imprensa de investir com virulência contra sua proposta de transformar a instituição num centro de debates sobre o Brasil contemporâneo.
"Como se poderia esperar, setores que detiveram durante muito tempo o monopólio na formação da opinião pública reagiram com a brutalidade típica da direita brasileira", escreve.
"Paralelamente, o MinC tem assumido posições das quais discordo frontalmente, tornando impossível para mim trabalhar no ministério, neste contexto", completa.
Em referência à reportagem publicada pela Folha no último domingo, intitulada "Um emirado para Emir", Sader afirma: "Dificuldades adicionais, multiplicadas pelos setores da mídia conservadora, se acrescentaram, para tornar inviável que esse projeto pudesse se desenvolver na Casa de Rui Barbosa".
Tais declarações constam no texto "Comunicado - Sobre a Casa de Rui Barbosa", publicado na última quarta.

PROPOSTAS
No mesmo blog, Sader ainda defende seu projeto de reformulação dos campos de pesquisa da fundação.
"O Brasil precisa e merece grandes espaços de debate. As universidades têm tido um papel, mas não tem sido suficiente."
Em outro momento, ele classifica de "extraordinário" o trabalho desenvolvido atualmente pela fundação.
Sader também critica a forma como suas falas foram publicadas pela Folha, classificando-as como "editorializadas" e "falseadas" (ouça trecho da entrevista concedida pelo sociólogo em folha.com.br/il883479).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Cinema: Argentino vive Lope de Vega em drama histórico
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.