São Paulo, Quinta-feira, 04 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Evento acontece em setembro e terá cerca de 300 programas
MostraRio e Rio Cine são fundidos num único festival

da Sucursal do Rio

Os dois mais importantes festivais de cinema do Rio vão se fundir em um só. Os organizadores da MostraRio de Cinema e do Rio Cine Festival anunciaram ontem que farão, entre os dias 16 e 30 de setembro, um único festival: o Festival do Rio 99.
"Já existem tantas dificuldades na área cultural que resolvemos acabar com pelo menos uma delas, a de organizar dois grandes festivais na mesma cidade com menos de dois meses de diferença", disse Marcelo Mendes, um dos criadores da MostraRio e agora no conselho diretor do Festival do Rio.
O festival manterá as características de seus antecessores. Eventos como o Première Brasil (que lança filmes nacionais), o Panorama do Cinema Mundial e o Midnight Movies, que integravam a MostraRio, serão realizados ao mesmo tempo que a Semana Internacional da Crítica de Cannes e as mostras competitivas de curtas e vídeos brasileiros, marca do Rio Cine.
Com a fusão dos festivais, serão exibidos cerca de 300 programas -incluindo os filmes das mostras informativas e os curtas das mostras competitivas.
A intenção dos dois grupos, agora unidos, é também fortalecer o aspecto de negócios do festival. O que já era feito de maneira informal no Rio Cine - promover encontros entre realizadores brasileiros e produtores estrangeiros- agora será feito de forma mais organizada, com a criação do evento "Encontros de Projetos".
"Para isso, queremos conhecer os projetos que estão em andamento aqui com antecedência. Assim podemos agendar encontros com produtores e distribuidores estrangeiros", explicou Mendes.


Texto Anterior: TV aberta: Novela homossexual gera polêmica no Reino Unido
Próximo Texto: Quadrinhos: Sony e Marvel anunciam filme e seriado do Homem-Aranha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.