São Paulo, terça-feira, 04 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

BLAZING FORCE: A VINGANÇA
Bandeirantes, 13h.   (Blazing Force). EUA, 1996, 90 min. Direção: Mark J. Gordon. Com Tyrone Wade, Paul Logan. Dois investigadores topam, durante operação de rotina, com assassino estranho. Um deles morre. O que sobrevive enfrentará muitos perigos no confronto com o assassino. Enfim, o de sempre.

CHEROKEE KID - PROMESSA DE VINGANÇA
SBT, 14h15.   (Cherokee Kid). EUA, 1996, 91 min. Direção: Paris Barclay. Com Sinbad, Gregory Hines. Mestiço testemunha o assassinato de seus pais. Mais tarde, aprende com um montanhês os segredos do Velho Oeste. Chegando à idade adulta, ele buscará vingar a morte dos pais.

IRMÃOS GÊMEOS
Globo, 15h35.    (Twins). EUA, 1988, 112 min. Direção: Ivan Reitman. Com Arnold Schwarzenegger, Danny DeVito, Kelly Preston. A comédia sustenta-se sobre um achado: a hipótese de o gigantesco Arnold descobrir-se irmão gêmeo do pequeno Danny. Não é muito.

VINGANÇA CEGA
Bandeirantes, 21h55.   (Blind Vengeance). EUA, 1994, 83 min. Direção: Stephen Lieb. Com Rod Kei, Carl Vanmeter. Famoso lutador de artes marciais tem de enfrentar um antigo inimigo, que ressurge em sua vida disposto a estraçalhá-lo.

BATMAN & ROBIN
SBT, 22h.    (Batman & Robin). EUA, 1997, 124 min. Direção: Joel Schumacher. Com George Clooney, Chris O'Donnell, Arnold Schwarzenegger, Uma Thurman. Livre de Tim Burton, a série de Batman perdeu o contorno feroz, sombrio, infeliz que a caracterizava. Muitos fãs exultaram. Aí veio Schumacher, dando contornos mais aventurosos e menos comprometidos ao personagem. Aqui, trouxe de volta Robin e botou a dupla dinâmica para enfrentar Mr. Freeze e Hera Venenosa. Tem ação, tem aventura, tem movimento. Mas falta aquilo que Burton dava aos filmes da série: a consistência que os torna memoráveis.

INTERCINE
Globo, 1h22. As opções desta noite são "A Salvo" (1995, de Todd Haynes, com Julianne Moore, Peter Friedman) e "As Estrelas de Henrietta (1995, de James Keach, com Robert Duvall, Aidan Quinn).

TRAIÇÃO SEM LIMITES
Bandeirantes, 2h15.   (Masseuse). EUA, 1995, 90 min. Direção: Peter Daniels. Com Griffin Drew, Tim Abell, Monique Parent. Depois de ser traída pelo noivo, garota (Drew) resolve reassumir a administração de suas propriedades (que era feita pelo noivo). É quando descobre -conversando com uma secretária, também amante do cara- que o noivo havia posto todos os seus bens no nome dele. A noiva e a secretária preparam então uma solene vingança. Nessa classe de filmes seria possível compensar com erotismo o besteirol policial. Em vez disso, a opção é acrescentar-lhe um segundo besteirol, referente a relações pessoais.

A FORÇA DE UM GRANDE AMOR
Globo, 3h30.    (Flesh and Bone). EUA, 1993, 127 min. Direção: Steve Kloves. Com Dennis Quaid, Meg Ryan, James Caan, Gwyneth Paltrow. Trinta anos depois de o pai ter matado uma família, em assalto, Quaid ainda sofre por ter estado envolvido no episódio. Em seu socorro virá Meg Ryan, alcoólatra e saindo de um casamento infeliz.

TV PAGA
Kurosawa e o trauma da bomba atômica

da Redação

Talvez "Rapsódia em Agosto" (Film & Arts, 17h) seja um filme injustiçado de Akira Kurosawa por ter sido feito logo após alguns épicos (como "Ran") de grande sucesso.
Para alguns, pode ser porque Richard Gere está no elenco. Para muitos, ficou a idéia de um cineasta de superespetáculos. Não é o caso de "Rapsódia", que nos remete ao Kurosawa intimista, ou quase isso.
Pois, embora íntimo, as questões aventadas aqui não o são, longe disso: a bomba atômica, a fenda entre Oriente e Ocidente, a dificuldade e a beleza do entendimento entre pessoas que vêem o mundo de modos diferentes. Um filme político, em vários sentidos, mas um belo filme. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Autonomia para viver
Próximo Texto: José Simão: Habite-se pro Jô e um despeje-se pro Pitta!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.