São Paulo, terça-feira, 04 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo veta Ibope em tempo real no Projac

Renato Rocha Miranda/TV Globo
ESTRÉIA Reynaldo Gianecchini dá entrevista a Ellen Jabour, nova repórter do "Vídeo Show", no "Astromóvel", veículo usado pelo programa que ganhou traços futuristas; o material vai ao ar amanhã

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Diretor-geral da TV Globo, Octavio Florisbal determinou o corte do fornecimento de dados de audiência em tempo real para quase todos os diretores da emissora. Agora, nem diretores de programas ao vivo, como o "Domingão do Faustão", sabem qual audiência estão registrando enquanto estão no ar.
Há dois anos, a Globo vem reduzindo o número de profissionais que têm acesso à audiência minuto a minuto colhida pelo Ibope na Grande São Paulo. No último final de semana, no entanto, o corte foi radical. Nenhum computador do Projac (o complexo de estúdios da Globo no Rio) tinha acesso aos números.
Agora, só autores de novelas e diretores de centrais recebem o Ibope em tempo real. Isso gerou muita chiadeira nos bastidores.
O Ibope em tempo real é uma ferramenta útil para programas ao vivo. Baseados nele, diretores de programas podem aumentar ou reduzir a participação de determinado artista.
Oficialmente, o motivo do corte do Ibope em tempo real não é apenas evitar que os diretores da Globo se sintam pressionados pela ferramenta, comprometendo a qualidade da programação.
A medida busca, primeiramente, evitar análises equivocadas da oscilação de audiência. A idéia de Florisbal seria forçar diretores da emissora a buscarem análises mais consistentes, produzidas pelo departamento de pesquisas.

OUTRO CANAL

Contragolpe 1 Júlia (Glória Pires) vai retomar o controle da Belíssima já nas próximas semanas da novela das oito da Globo. Ela consegue comprar as ações de Mary Montilla, ficando com 51% do capital da empresa, e destituirá André (Marcello Antony).

Contragolpe 2 As ações de Mary Montilla compõem os 51% que estavam em nome de Júlia e que André tomou dela. Agora, ele terá que devolver os 2% da ex-vedete, ficando com 49% das ações. E Júlia convencerá a perua a vendê-las para ela com a promessa de lançar uma linha de lingerie com a marca Mary Montilla.

Conta A proposta do ombudsman da TV Cultura de extinguir os telejornais da emissora daria uma "economia" de R$ 25 milhões. Para se manter, a Cultura recebe quase R$ 100 milhões anuais do governo do Estado de São Paulo _um quarto vai para o jornalismo.

Grade 1 Não foram bem as estréias do SBT. "Rei Majestade", algo como um "Velhos Talentos" de Silvio Santos, deu só oito pontos no domingo à noite, contra 31 da Globo e 17 da Record. O esportivo "Jogo Duro" marcou seis de média, contra sete da Record e 18 da Globo. "Supernanny", no sábado, também ficou em terceiro (sete), mas sua reapresentação no domingo foi vice (11 pontos).

Grade 2 O "Pânico na TV", em novo horário (20h/22h), cravou seis pontos, apenas um a menos do que vinha dando das 18h às 20h.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Ueba! PSDB é Prefeito Serra Deu o Bolo!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.