São Paulo, sexta-feira, 04 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Cai o número de TVs ligadas em São Paulo

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Aparentemente, não tem nada a ver com economia de energia elétrica. O fato é que o número médio de televisores ligados na Grande São Paulo, das 18h às 24h, caiu seis pontos percentuais nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período de 2000.
No primeiro quadrimestre do ano passado, foi de 68% o índice de televisores ligados no horário. Em 2001, foi de 62%.
Surpreendentemente, apesar da queda, as principais emissoras de TV mantiveram suas médias de audiência. A Globo continua com os mesmos 32 pontos de média do período no ano passado, e o SBT, com os mesmos 14 pontos. A Band e a Record perderam um ponto cada. A Rede TV! ganhou um. A soma dos pontos das emissoras nunca dá exatamente o índice de televisores ligados.
A explicação para a queda nos televisores ligados conjugada com a manutenção das médias das TVs, segundo profissionais ouvidos pela Folha, estaria no fato de as pessoas estarem vendo menos videocassete ou DVD e jogando menos videogame. A justificativa mais razoável, no entanto, seria o suposto aperfeiçoamento na apuração dos dados de audiência pelo Ibope.
Um detalhe importante: a Globo, que vinha aumentando sua audiência média no horário nobre, parou de crescer neste ano. O principal motivo seria a baixa audiência de "Os Maias".

OUTRO CANAL

Invasão 1
Entrou no ar oficialmente ontem o Muchmusic, nos canais 44 e 49 de UHF do Rio de Janeiro, pertencentes ao grupo "O Dia". Concorrente da MTV, o canal de música da Cisneros Television Group deve chegar a São Paulo até o final do ano.

Invasão 2
Dentro de um mês, o Muchmusic deverá ocupar oito horas de programação dos dois canais de "O Dia", com VJ brasileiro. A restrição se dá porque os dois canais são concessões para TV paga, mas que podem transmitir em sinal aberto durante até oito horas por dia. O governo quer acabar com esse tipo de concessão -hoje obsoleta para TV paga.

Adiado
Ficou para o dia 13 a transferência do "Domingão do Faustão" para São Paulo. Oficialmente, porque a Globo não considera "tão quente" a primeira rodada das semifinais do Campeonato Paulista, neste domingo. A idéia é aproveitar o ibope dos jogos e alavancar o programa de Fausto Silva.

Prorrogado
Enquanto isso, o "Domingo Legal", do SBT, continuará por pelo menos mais dois domingos até as 21h, concorrendo por meia hora com o "Fantástico".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Filmes e TV paga
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.