São Paulo, Terça-feira, 04 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNDERWORLD

MARCELO NEGROMONTE
da Redação

Não acredite no hype. O trio britânico Underworld volta a ser centro de atenções com "Beaucoup Fish", medonho nome do seu terceiro álbum, lançado recentemente nos EUA, em março na Inglaterra e sabe-se lá quando no Brasil.
Desde então, o Underworld foi capa de revistas "descoladas", tema de algumas páginas de outras tantas publicações do mesmo gênero. Se não tivessem feito "Born Slippy" para um dos filmes-ícone dos anos 90, "Trainspotting", certamente não estaria havendo tanto hype hoje, mesmo com "The Second Toughest of the Infants", o álbum anterior, de 97. Portanto, desconfie de hypes, ouça o disco.
"Beaucoup Fish" é Underworld no máximo: longa duração, ótimos momentos e outros poucos nem tanto, o que não chega a comprometer a harmonia da obra.
Apesar de o hino "Born Slippy" não figurar em nenhum dos álbuns da banda, seu último sucessor em termos de entusiasmo inglês consta de "Beaucoup Fish": "Moaner" (ou "mouna", como Karl Hyde a pronuncia), música que esteve na trilha de "Batman & Robin" e encerra o ciclo "MDMA para as massas" da banda com alta velocidade, crescendos ininterruptos, ácida, extasiada, irritada, ótima.
O cerne do Underworld foi formado como Freur, em meados dos 80, algo new wave. Hoje Underworld volta a ser underground, mesmo que underground hoje seja amplo e de acesso mais fácil -"Kittens" chegou antes ao mundo inteiro via MP3 em 5 de fevereiro. Potente, cenográfica, cheia de texturas e camadas, perfeita para uma divulgação digital deste disco.
"Push Upstairs" é sexy, para o antes; "Push Downstairs" (a mesma música em tempo diminuído) é relaxante, trip hoppy, para o depois. Aliás, definições como tecno, trip hop, acid, ambient, disco etc. cabem no Underworld, que as absorve todas e não se prende a nenhuma -não há vantagem nisso, é uma característica apenas.
"Shudder/King of Snake" é exatamente tudo isso junto. Em "Bruce Lee" ainda há certo sarcasmo. Sim, pode-se falar em uma sonoridade underworldiana.
Continue duvidando de qualquer hype (inclusive deste), are seus ouvidos e seja você mesmo se for capaz.

Avaliação:


Disco: Beaucoup Fish
Banda: Underworld
Lançamento: JBO/V2 (importado)
Quanto: R$ 35, em média



Texto Anterior: Underworld Underground: Amontobin/Kodiak Bachine
Próximo Texto: Download
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.