São Paulo, Sexta-feira, 04 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O ESCORPIÃO ESCARLATE"
Filme estréia em Portugal


PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha

"O Escorpião Escarlate" (1990), de Ivan Cardoso, estréia hoje em Portugal com uma vantagem que outros filmes brasileiros ainda não tiveram no Brasil: lançamento nacional em salas multiplex.
O "nacional" significa Lisboa e Porto, mas os exibidores portugueses não consideram a estréia como regional. "A dinâmica de Portugal é outra. O que interessa é que são duas cidades importantes, e estou conseguindo lá o que nunca consegui aqui", disse Ivan Cardoso.
O que Cardoso nunca conseguiu aqui, com "O Escorpião Escarlate" -filme do estilo "terrir", criado por ele-, foi um grande lançamento nos cinemas. "O Escorpião" foi concluído em meio à extinção da Embrafilme, em 1990, o que fez com que o grupo Severiano Ribeiro desistisse de distribuir o filme. A RioFilme assumiu a distribuição no Rio, Brasília e Belo Horizonte. Os cinemas paulistas nunca receberam as latas de "O Escorpião...".
Ivan Cardoso, representante do Brasil no Fantasporto, em Portugal, conseguiu a estréia nas salas portuguesas graças a dois amigos, o diretor Roger Corman ("A Pequena Loja dos Horrores") e o organizador do festival, Mário Dominsky.


Texto Anterior: Por onde andam as boas comédias românticas?
Próximo Texto: Gastronomia - Nina Horta: No Japão, um melãozinho pode custar US$ 200
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.