São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curadores superam limites

FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM LYON

Nesta edição da Bienal de Lyon, sete curadores foram convidados pelos diretores artísticos Thierry Raspail e Thierry Prat para explorar a "cumplicidade" entre arte, literatura, música, dança, cinema, fotografia e videogame.
"Nos interessa ir além das linguagens, além dos gestos, além das imagens e dos sons. A bienal busca restituir ao mundo sua complexidade", afirmou Raspail.
A origem dos artistas e da arte propriamente ficou em segundo plano. A prioridade é ver o impacto de uma obra de arte que extrapola campos de especialização. O desafio é expor dança como arte contemporânea, música como escultura e palavra como instalação.
O resultado é ousado. Laurence Dreyfus, curador que propôs relacionar arte e videogame na bienal foi um dos mais bem-sucedidos. Para ele, o mundo virtual representa um novo paradigma com ressonância direta na arte contemporânea, em um processo que teve início há 30 anos. "Uma nova geração de "gamers" se impõe ditando de forma deliberada a recusa de se integrar a um código social. Hoje, artistas usam o videogame como modelos de simulação que colocam em xeque a distinção entre o que é real e falso", afirma.
A obra de Robert Wyatt foi o ponto de origem na proposta do curador Richard Robert. "Ele trabalha a música, a imagem, a palavra de forma integrada." Foi em torno dessa fusão, que o curador explorou a música do próprio Wyatt, de Frédéric Le Junter, de Arto Lindsay e outros."
Jean-Marc Chapoulie é o curador que buscou o cinema para mostrar o triunfo do imaginário em produções paralelas à indústria como, por exemplo, na obra de Pedro Costa. A dança de Cunningham inspirou a curadora Yvane Chapuis a buscar artistas que mostram de alguma maneira que "a dança está em tudo". (DR)


Texto Anterior: Curadores extrapolam limites da arte em Lyon
Próximo Texto: Panorâmica - Festival de Gramado: Cinco longas nacionais competem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.