São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

TCU rejeita prestação de contas do filme "O Guarani", e Norma Bengell será citada
O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Benjamin Zymler assinou ontem despacho autorizando a 6ª Secretaria de Controle Externo do tribunal (unidade que cuida dos processos relacionados ao Ministério da Cultura) a promover a citação da NB Produções, produtora da atriz Norma Bengell que realizou o filme "O Guarani" em 1995.
Com a decisão, o TCU rejeitou a prestação de contas de "O Guarani", considerando que muitas das despesas apresentadas são impugnáveis.
No ofício da citação, a ser redigido nos próximos dias, a Secretaria de Controle Externo do TCU definirá o valor do débito da produtora subtraindo as despesas consideradas válidas do total arrecadado para a realização do filme.
A NB Produções terá então de devolver o valor apurado, que é passível de correção, ou apresentar alegação de defesa que comprove a legitimidade das despesas.
O longa-metragem "O Guarani" foi dirigido por Norma Bengell com o benefício das leis de renúncia fiscal e orçamento estimado em U$ 2,5 milhões. O processo do filme foi enviado ao TCU depois de tomada de contas especial solicitada pelo Ministério da Cultura, que não encontrou na prestação de contas original justificativa para despesas de R$ 2,5 milhões.
(DA REPORTAGEM LOCAL)



Texto Anterior: Panorâmica - Festival de Gramado: Cinco longas nacionais competem
Próximo Texto: Marcelo Coelho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.