UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chocolate e homens delineiam quarto dia da SPFW

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Homens e chocolate. Foi a tônica do quarto e mais fraco dia da São Paulo Fashion Week, evento que segue até amanhã mostrando a moda de primavera-verão 2003/2004 nas salas montadas na Fundação Bienal, no Ibirapuera.
A marca da estilista Glória Coelho foi a primeira do dia, trazendo roupas decoradas com bombons e cristais de açúcar. Na passarela, descobriu alguns de seus temas favoritos: as jovens heroínas, muito utilitarismo e meninas futuristas, em vestidos, mínis e calças leggings e recortes esportivos, com aplicações de vinil preto. Ao final, as modelos entram conversando, tipo amiguinhas.
Mas foi a coleção anos 80 de Alexandre Herchcovitch que se destacou, com inspiração em um dos amigos da adolescência do estilista, o músico Ray Ackerman, hoje com 34 anos. Ray foi a sensação na sala de desfiles. "Perguntei para ele o que eu deveria vestir hoje. Resolvi vir de zebra", brincou, num sobretudo estampado.
As zebras apareceram bastante, em muitas cores. A coleção, brilhante, tem um espírito bem electro-rock, bastante fashion, com os meninos de chapéu, cintos de caveira e olho pintado de preto.
Outro tema do dia, o sexy, apareceu com força total na coleção masculina de Fause Haten. Foi sua mais consistente participação, no homem. Fause começa a desenvolver uma identidade, e desta vez transita com mais intimidade no imaginário masculino.
Alguém falou em intimidade? Para mostrar sua linha de roupas de baixo, Haten arranca os primeiros gritinhos de um desfile masculino na estação (papel antes destinado a Ricardo Almeida).
Era Anderson Dornelles, top de duas estações atrás, de cueca branca beeem stretch. Bermudas inspiradas em basquete e calças jeans utilitárias lá embaixo revelam o objeto de desejo desta temporada na São Paulo Fashion Week: o bumbum.
Em momento de puro fetiche, Fause Haten mais uma vez investe no bumbum, com meninos que arrancam gemidos da platéia -feminina e masculina. A nova zona erógena fashion já havia aparecido antes na Rosa Chá e nos desfiles femininos de Marcelo Sommer e de Reinaldo Lourenço.
Caio Gobbi, por sua vez, faz sexo adolescente, com suas jovens pin-ups ambientadas à beira da piscina. Com as cores da new wave, o estilista, que faz sua segunda participação na SPFW, exercita-se bem dentro da linguagem do jeanswear, em que consegue os melhores momentos, como a jaqueta em alfaiataria com leve perfume retrô. Ao final, sobe uma cortina e aparece a top drag Raphaella dublando uma música, em clima de boate.
A UMA tem na cenografia um dos melhores momentos da semana, ao mostrar um vídeo com imagens da cidade assinado por Marcio Kogan. A grife, que mantém uma interessante experiência de varejo com sua loja, perde um pouco de sua força na passarela, prejudicada pela edição randômica de seus looks.
A Movimento faz o único desfile de moda praia deste quarto dia de evento. Esporte, sexy e retrô aparecem também como tema da coleção, que ganha mais força nas peças com recortes e combinações de cores contrastantes.
O dia terminou com o desfile da Osklen, com modelos em preto, branco e vermelho desdobrados em temas esportivos e gráficos, tendo como pano de fundo um vídeo baseado nas imagens da cineasta alemã Leni Riefenstahl.


Veja a programação, fotos e acompanhe os desfiles em www.folha.com.br/especial/2003/fashionweekverao


Texto Anterior: Erika Palomino
Próximo Texto: Cinema/estréias - "Dolls": Takeshi Kitano contrapõe país novo a sentimento antigo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.