São Paulo, segunda-feira, 04 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

Academia de Gênios
Record, 14h.
  
(Real Genius). EUA, 1985, 104 min. Direção: Martha Coolidge. Com Val Kilmer, William Atherton. Jovem gênio é convidado a entrar para escola de gênios. Logo descobre que a turma de QI alto é explorada pelo seu mentor. Parte para o acerto de contas.

Querida, Encolhi as Crianças
Globo, 15h45.
   
(Honey, I Shrunk the Kids). EUA, 1989, 89 min. Direção: Joe Johnston. Com Rick Moranis. Cientista inventa máquina capaz de encolher as coisas. Por acaso, reduz infinitamente os próprios filhos. Comédia infantil, com certeza, mas, dado esse parâmetro, bem resolvida.

Os Viajantes do Tempo
Globo, 22h05.
  
(Just Vistiting). EUA/França, 2001, 87 min. Direção: Jean-Marie Poiré. Com Jean Reno. Devidamente enfeitiçado por uma bruxa, nobre inglês é transportado para o futuro e aporta em Chicago, século 21, cidade que o deixará boquiaberto. O francês Poiré desloca-se aos EUA para este filme que obteve repercussão modestíssima. Inédito.

Intercine
Globo, 1h50.

Abre a semana o escolhido pelos espectadores-votantes entre os nacionais "Anjos da Noite" (1987, de Wilson Barros, com Zezé Motta, Marco Nanini) e "Ed Mort" (1996, de Alain Frenot, com Paulo Betti). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale em todas as sessões, de segunda a sexta).

O Peso de um Passado
SBT, 2h40.
  
(Running on Empty). EUA, 1988, 116 min. Direção: Sidney Lumet. Com Christine Lahti. Dois radicais da era Vietnã trocam identidade e tornam-se pacatos cidadãos. Problema: quando seu filho revela-se um músico promissor, revelações sobre seu passado podem vir à tona. Enfim, o tempo passa e as coisas mudam.

Cyborg Cop - A Guerra do Narcotráfico
Globo, 3h30.
 
(Cyborg Cop). EUA, 1993. Direção: Sam Firstenberg. Com David Bradley, Todd Jensen. Depois de morto, policial é transformado em andróide. Só que, ao contrário do que acontece em "Robocop", aqui quem organiza a operação é a gente do mal. De passagem, a velha menção ao narcotráfico, presença obrigatória em todo filme de ação tolo.

Babylon 5 - No Início
SBT, 4h20.
 
(Babylon 5: In the Beggining). EUA, 1997. Direção: Mike Vejar. Com Bruce Boxleitner, Mira Furlan. Primeiro de uma série de filmes para TV a propósito da série "Babylon 5", de ficção científica. Aqui, no século 23, um jovem imperador ouve história sobre batalha entre a luz e as trevas. Exibição só para São Paulo. (IA)

De quem, afinal, são os méritos?

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"O Terceiro Homem" (Telecine Classic, 15h50) é um filme controverso. Seriam os méritos por seu sucesso mais de Carol Reed, o diretor, do que de Orson Welles, o ator que palpitou na hora da filmagem? Ou ainda da música de Anton Karas? Ou do roteiro de Graham Greene? Sem contar David O. Zelznick, produtor que não ficou famoso por ser decorativo.
Resta que, da luz de Robert Krasker ao elenco (Joseph Cotten à frente), tudo funciona neste filme de espionagem de 1949. E o sucesso tem muitos pais.
A tudo pode se acrescentar uma ambientação sólida, numa Viena do pós-guerra onde o mercado negro corre solto, e as impiedades da guerra continuam a vigorar. É ali que o romancista Cotten procurará o misterioso Harry Lime, aliás Orson Welles.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.