São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2008

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Showzinho do milhão

Canais infantis alavancam mercado de megaespetáculos com personagens da TV, que levam aos teatros a criança e a família coruja

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Só os pequenos gostam do "Hi-5", programa com cinco jovens que dançam e cantam músicas educativas, no Discovery Kids. Mas o show baseado na série de TV, que estréia amanhã em São Paulo, receberá pais, avós e até tios babões. Todos lá, por um ingresso nada barato, só para ver a carinha da criança diante do espetáculo.
Está aí um dos segredos do mercado de grandes produções teatrais ligadas a personagens televisivos. O negócio, relativamente novo, estourou com o dinossauro roxo Barney no início da década e não pára de crescer.
O "boom" ficará evidente neste mês e no próximo, quando São Paulo receberá quatro shows vinculados à TV. Além do "Hi-5", outro sucesso do Discovery Kids que chega aos palcos é "Backyardigans", desenho com bichinhos que cantam, dançam e brincam. Já o Disney Channel alavancou a produção de dois espetáculos no gelo que passam pela capital paulista e outras, "Princesas on Ice" e "High School Musical -°The Ice Tour". Também devem ser anunciados no segundo semestre um show com personagens do Cartoon, líder na TV paga, e "Lazy Town 2", seqüência de outro inspirado em série sueca do Discovery Kids.
"O interessante desses shows é que são familiares. A um espetáculo de música, vai só o filho, os pais não gostam do mesmo artista", analisa Alexandre Faria, diretor da área de shows no Brasil da Time 4 Fun, multinacional de produção de espetáculos, que trará ao país "Backyardigans" e "Princesas on Ice".
"Descobriu-se que personagens da TV, principalmente os voltados à idade pré-escolar, são ótimo nicho para o teatro. Os pais assistem aos programas com as crianças, querem ver o filho feliz no teatro e não economizam para isso", diz Adolfo Scheines, presidente da Aines, da Argentina, que fará show do "Hi-5" para toda a América Latina e já produziu Barney, Moranguinho e Lazy Town.
O negócio se tornou vultoso com o crescimento da TV paga e principalmente da audiência dos canais infantis, que ficam à frente até dos de filmes.
Para os pais, contudo, o mais interessante talvez seja mesmo assistir à reação dos filhos. Algumas produções usam truques que só os pequenos perdoam. Os problemas se dão principalmente com shows de séries em que os protagonistas não são bonecos, mas atores.
É o caso do "Hi-5", cuja produção custou US$ 350 mil. O programa exibido no Brasil é com jovens norte-americanos, mas nos palcos teremos atores brasileiros "parecidos com os originais". E as vozes não serão as de quem está no palco, mas dos dubladores da TV. Sobre a manobra, Scheines diz que "quando a criança olha para o palco, fica desconfiada, mas, quando o grupo começa a dançar e cantar com a mesma voz da TV, acaba achando que são eles mesmo".
No "High School Musical -°The Ice Tour", já visto por quatro milhões de pessoas em 12 países, os atores nem brasileiros são e devem ter dificuldade para dublar os diálogos em português -as canções são em inglês. "Não é importante que os atores sejam os mesmos, mas que tragam a mesma energia dos originais", disfarça Nicole Feld, da multinacional Feld Entertainment, produtora dos dois espetáculos no gelo.


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