São Paulo, sábado, 04 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França é destaque em Campos do Jordão

Festival de Inverno que começa hoje traz artistas do Conservatório de Paris

"Bolero", de Ravel, e trechos de "Carmen", de Bizet, estão na abertura do evento, que também lembra os 50 anos de morte de Villa-Lobos

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na edição em que comemora seu 40º aniversário, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão festeja o Ano da França no Brasil. Alguns dos itens mais célebres da música francesa (como o "Bolero", de Ravel, e trechos da ópera "Carmen", de Bizet) estão presentes já no concerto de abertura, hoje, com a Osesp, regida por Victor Pablo Pérez, e tendo a soprano Maria Bayo, de voz cristalina, como solista. De origem espanhola, Pérez e Bayo farão na segunda-feira, na Sala São Paulo, um programa dedicado ao teatro musical de seu país, a zarzuela. Contudo, para Campos do Jordão, o repertório irá contemplar o tema do festival. "Culturalmente, a França é o país com que tivemos mais ligação -mais até do que com Portugal, especialmente a partir da Missão Artística Francesa, que D. João 6º trouxe em 1816", diz o maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do festival. "Vamos aproveitar a ocasião para explorar não apenas o repertório, como também os artistas franceses", diz o maestro. "Muitos deles são professores do Conservatório de Paris, o que vai de encontro à nossa ideia de fazer do festival uma escola de música de nível internacional, na qual os intérpretes também interagem com a nova geração de alunos." Assim, estarão em Campos do Jordão nomes como o regente Guillaume Bourgogne (que gravou as trilhas sonoras dos filmes "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" e "Adeus, Lênin!"), o grupo de música antiga Le Poème Harmonique, o Quarteto Ysae e Michel Dalberto (piano), solista do concerto de encerramento que ocorre no dia 24, em Campos do Jordão, e será repetido no dia 26 na Sala São Paulo, na capital. Orçado em R$ 5 milhões, o evento é realizado pelo governo estadual paulista e pela Santa Marcelina, Organização Social da Cultura. Em 2009, ele também lembra os 50 anos de morte de Villa-Lobos, com obras suas na programação. Além dos franceses, o destaque é o violinista israelense de origem russa Shlomo Mintz, 51, que se apresenta no dia 11 com a Filarmônica de Minas Gerais, regida por Fábio Mechetti. Entre os brasileiros, haverá os pianistas Nelson Freire e Cristina Ortiz, o violoncelista Antonio Meneses e o violonista Fabio Zanon, entre outros. Na música contemporânea, os compositores homenageados serão o italiano Stefano Gervasoni, 46, pupilo de Luigi Nono (1924-1990) que leciona no Conservatório de Paris; e o santista Gilberto Mendes, 86, papa das vanguardas brasileiras na década de 1960 e criador do Festival Música Nova.


FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

Quando: de hoje a 26/07
Onde: Auditório Cláudio Santoro (av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Campos do Jordão, tel. 0/xx/12/3662-2334)
Mais informações: www.festivalcamposdojordao.org.br




Texto Anterior: Grupo conta sua história em CD de 25 músicas lançado no Reino Unido
Próximo Texto: Livros/Crítica/"Indignação": Novo romance de Philip Roth exibe vigor e inconformismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.