UOL


São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Stone e a mania de violência

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Postular certos problemas pode ser uma maneira sutil de criá-los, escreveu Jorge Luis Borges (com melhores palavras), para em seguida lembrar-nos de que falar da "questão judaica" já seria, por si, um incentivo.
No Brasil, pensamos nesse tipo de assunto quando se trata de TV. Os norte-americanos também, tanto que em "Assassinos por Natureza" (Cinemax Prime, 4h15) existe um programa chamado "American Maniacs".
Mas é bastante (demais) ambíguo esse filme de Oliver Stone no que diz respeito à violência: trata-se de condenar ou de elogiar?
Uma coisa é certa: seja contra ou a favor, o cinema de Oliver Stone vai se revelando, à medida que o tempo passa, sempre menos interessante. Antes seus assuntos salvavam. Nos últimos tempos, não.

TV ABERTA

Ghost - Do Outro Lado da Vida
Globo, 15h30.
(Ghost). EUA, 90, 127 min. Direção: Jerry Zucker. Com Demi Moore, Patrick Swayze, Whoopi Goldberg. Moore está bem inclinada a aceitar os avanços que lhe faz um mau-caráter. Mas o espírito do namorado (Swayze) não tem paz. E serve-se de uma falsa médium (Goldberg) para passar suas mensagens. Enorme sucesso a seu tempo, "Ghost" joga com o sentimentalismo, com o além, essas coisas. Salva-se graças ao humor de Whoopi Goldberg e a Demi Moore, que era uma graça.

A Odisséia
SBT, 14h15.
(The Odissey). EUA/ Europa, 97, 165 min. Direção: Andrei Konchalovsky. Com Armand Assante, Greta Scacchi, Isabella Rossellini, Geraldine Chaplin, Irene Papas. Para reconstituir "A Odisséia", essa minissérie recorre a atores de mais ou menos toda a Europa, inclusive da própria Grécia. O conjunto foi confiado ao russo Konchalovsky. A história, devida a Homero, é de Odisseu (Assante) que, punido, pelos deuses, é obrigado a errar, sem possibilidade de retornar à sua casa, onde o espera Penélope (Scacchi). A conferir.

Desafio no Bronx
Record, 21h.
(A Bronx Tale). EUA, 93, 122 min. Direção: Robert de Niro. Com Chazz Palminteri, Robert de Niro, Joe Pesci. Nos anos 60, um jovem ítalo-americano cresce no Bronx, em parte fascinado pelo pai, em parte pelos mafiosos que ali pontificam. Incursão do astro De Niro na direção, num filme baseado em peça autobiográfica de Palminteri.

O Homem sem Sombra
Globo, 22h.
(The Hollow Man). EUA, 2000, 114 min. Direção: Paul Verhoeven. Com Kevin Bacon, Elisabeth Shue. Após descobrir e testar o segredo da invisibilidade, Kevin Bacon dá uma pirada e decide usufruir do enorme poder de que agora dispõe. Mas por que dispõe? A invisibilidade é uma qualidade divina, mas também o condena à inexistência. Em torno dessa e de outras questões debate-se esse filme realizado com força. Inédito.

Intercine
Globo, 2h15.
Para começar a semana, ficamos com o favorito dos votantes, entre "Férias de Amor" (55, de Joshua Logan, com William Holden, Kim Novak) e "O Filho da Pantera Cor-de-Rosa" (93, de Blake Edwards, com Roberto Benigni, Herbert Lom). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800-70-9011; o número para votar no segundo filme é 0800-70-9012 (o que vale em todas as sessões, de segunda a sexta). (IA)


Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Governo pauta 'merchandising social'
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.