São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Bate papo morno substitui o mundo cão

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A estréia na última segunda-feira de "Tudo a Ver", com Paulo Henrique Amorim e Janine Borba, além de uma animada equipe de colunistas, com destaque para o 1,20 m de pernas da modelo Ana Hickmann, foi noticiada como parte de um "movimento civilizatório da TV".
Mas será que a fofoca, não necessariamente ao vivo, sobre o casamento de famosos, lições sobre como combinar um jeans com uma camiseta branca ou o depoimento de um empresário que teve o filho seqüestrado e adverte que "a ordem agora é passar por cima" são assuntos menos agressivos do que notícias sobre um acidente de trânsito, um incêndio ou um assassinato em família?
Telejornais locais herdeiros do "Aqui, Agora" do SBT parecem finalmente seguir o destino do influente ancestral. A anunciada redução, ou até mesmo extinção, de telejornais policialescos, como o "Cidade Alerta" da Record ou o "Brasil Urgente" da Band, substituídos por programas que se apresentam como inofensivos, dá o que pensar sobre noções dominantes do que seja gosto popular.
O problema dos noticiários populares hoje, como antes, não é a audiência, em geral satisfatória. É a recusa dos anunciantes, que, em última instância, sustentam a TV comercial.
Não se trata aqui de defender o "espreme que sai sangue" que caracteriza a linha editorial da maioria desses programas. Porém vale desconfiar da versão politicamente correta de patrocinadores zelosos da norma culta.
"Tudo a Ver" é bem intencionado. Paulo Henrique Amorim é um jornalista com repertório, credibilidade e bom humor -qualidades mais do que suficientes para qualificá-lo para ancorar um programa inteligente.
Não há porque sufocar o talento do experiente jornalista em favor de um tom de bate papo morno. Afinal será que o público popular feminino, que constitui o segmento-alvo do programa, cabe nesse estereótipo tão surrado?


Esther Hamburger é antropóloga e professora da ECA-USP


Texto Anterior: Celebridade: DiCaprio chega ao Brasil para viajar com Gisele
Próximo Texto: Cinema: Ken Loach aponta "vácuo esquerdista" na Europa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.